Políticas Públicas de economia solidária no Rio Grande do Sul

Autores

  • Eliezer Pedroso Rosa Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS.

Palavras-chave:

Economia solidária, políticas públicas, Rio Grande do Sul

Resumo

A partir da segunda metade da década de 1990 foram implementados no Brasil, no âmbito de governos municipais e estaduais, programas e projetos voltados ao fortalecimento da economia solidária como estratégia de inclusão social através da geração de trabalho e renda. O Rio Grande do Sul, contando com mais de um século de tradição cooperativista, foi o primeiro estado brasileiro a implementar políticas públicas de apoio a estes empreendimentos coletivos e autogestionados. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as principais características das atuais políticas públicas de economia solidária no Rio Grande do Sul, a partir das experiências de cinco municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, a saber: Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Sapiranga. A pesquisa tem caráter qualitativo, e foi realizada a partir de entrevistas com os gestores públicos dos departamentos de economia solidária de cada município. Os resultados da análise sobre a forma com que estas políticas estão estruturadas nos municípios indicam que, embora já não se trate de um novo gênero de política pública, as políticas de economia solidária ainda apresentam grandes fragilidades no seu desenvolvimento. É possível afirmar que, em relação às primeiras experiências deste tipo de política implementadas no estado, as políticas atuais apresentam um crescimento mais quantitativo, no sentido do número de municípios que as desenvolvem e do número de empreendimentos atendidos, do que qualitativo, no sentido de aprimoramento e aprofundamento das ações empreendidas para constituição de uma outra dinâmica econômica e social.

Biografia do Autor

Eliezer Pedroso Rosa, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS.

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Metodista IPA (2010). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES).

Referências

ARROYO, João Cláudio Tupinambá; SCHUCH, Flávio Camargo (Orgs.). Economia popular e solidária. 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.

BARBOSA, Rosangela Nair de Carvalho. A Economia Solidária como Política Pública: uma tendência de geração de renda e ressignificação do trabalho no Brasil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de (Org.) et al. Ação Pública e Economia Solidária - Uma Perspectiva Internacional. 1. ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006.

FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GAIGER, Luiz Inácio Germany. Contribuições para uma agenda de pesquisa. In: HESPANHA, Pedro; SANTOS, Aline Mendonça dos (Orgs.). Economia Solidária: Questões Teóricas e Epistemológicas. 1. ed. Coimbra: Almedina, 2018.

LAVILLE, Jean-Louis; GAIGER, Luis Inácio. Economia Solidária. In: CATTANI, Antonio David (Org.) et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. 1. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2009. p.162-168.

LIMA, Jacob Carlos. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho? Sociologias. Porto Alegre, n.25, p. 158-198, set./dez. 2010.

LISBOA, Armando de Melo. Economia Solidária e Autogestão: Imprecisões e Limites. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.45, n.3, p. 109-115, jul./set. 2005.

SARRIA ICAZA, Ana Mercedes. Políticas Públicas e Economia Solidária no Rio Grande do Sul. In: FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de (Org.) et al. Ação Pública e Economia Solidária - Uma Perspectiva Internacional. 1. ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006.

SCHIOCHET, Walmor. Políticas Públicas. In: CATTANI, Antonio David (Org.) et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. 1. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2009. p.268-272.

SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008.

SOUZA, André Ricardo de; CUNHA, Gabriela Cavalcanti; DAKUZAKU, Regina Yoneko. Uma outra economia é possível: Paul Singer e a Economia Solidária. São Paulo: Contexto, 2003.

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Rosa, E. P. (2013). Políticas Públicas de economia solidária no Rio Grande do Sul. Revista Café Com Sociologia, 2(2), 95–113. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/112

Edição

Seção

Artigos