A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas)

Autores

  • Franciele Otto Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Pierre Bourdieu, Jurgen Habermas

Resumo

O presente estudo tem como tema de investigação o debate micro/macro, característico da sociologia contemporânea, partindo das obras de Pierre Bourdieu e Jurgen Habermas, com enfoque específico no campo educacional. A pesquisa justifica-se no sentido de produzir um trabalho comparativo que busque descrever, interpretar e correlacionar os significados sociológicos dos conceitos de habitus/campos na teoria social de Pierre Bourdieu e de ação comunicativa/ação instrumental na teoria social de Jurgen Habermas, no que diz respeito às suas análises da educação, partindo da seguinte pergunta: como a relação micro/macro ou individual/coletivo é operacionalizada por Bourdieu e Habermas no contexto da questão da educação? A metodologia utilizada é a investigação bibliográfica com as análises pautadas no método comparativo, a partir da abordagem da sociologia da educação. Analisou-se a trajetória e desenvolvimento do pensamento dos autores; fez-se uma descrição dos conceitos de habitus/campos e ação comunicativa/ação instrumental; e verificou-se a forma de aplicação destes conceitos nos objetos relacionados à educação.

Biografia do Autor

Franciele Otto, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora substituta da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Referências

BATISTA, Antônio A. G. Professoras de Português, formação superior, matrimônio e leitura: um caso de estudo. Sociologia da Educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. P. 79-109.

CATANI, Afrânio; CATANI, Denice B; PEREIRA, Gilson R. De M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 17, p. 63-85, maio/jun/jul/ago 2001.

CATANI, Afrânio; PEREIRA, Gilson R. De M. Espaço social e espaço simbólico: introdução a uma topologia social. Perspectiva. Florianópolis, v. 20, n. especial, p. 107-120, jul/dez 2002.

GONÇALVES, Maria Augusta S. Teoria da ação comunicativa de Habermas: Possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Educação & Sociedade. Campinas, vol XX, n. 66, p. 125-140, abril 1999.

LAHIRE, Bernard. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação & Sociedade. Campinas, vol XXIII, n. 78, p. 37-55, abril 2002.

LONGHI, Armindo José. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. Tese (Doutorado em Educação) "“ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Pensando a escola e o currículo à luz da teoria de J. Habermas. Revista Em Aberto. Brasília, vol 12, n. 58, p. 38-45, abril/junho 1993.

MEDEIROS, José W. De Morais. O espaço da comunicação em Jurgen Habermas: reflexões para a educação. Anais do IV Encontro do Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2004.

NOGUEIRA, Cláudio M. M; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade. Campinas, vol XXIII, n. 78, p. 15-36, abril 2002.

OTTO, Franciele. Formas de acompanhamento escolar que predispõem ao sucesso escolar em famílias das classes populares. Revista Travessias, v. 1, 2007.

OTTO, Franciele ; KOHLER, Rafaela F. . Desigualdades frente à escola e à cultura: estudo a partir das formas de acompanhamento escolar e dos valores sócio-cognitivos que predispõem ao sucesso escolar em famílias das classes populares. Atos de Pesquisa em Educação, v. 2, p. 123-144, 2007.

SETTON, Maria da G. J. Professor: Variações sobre um gosto de classe. Educação e Sociedade, n.47, abr/1994, p.73-97.

SILVA, Marilda da. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 29, p. 152-163, maio/jun/jul/ago 2005.

Downloads

Publicado

2014-01-06

Como Citar

Otto, F. (2014). A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas). Revista Café Com Sociologia, 3(1), 91–102. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/119

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.