A Verdade Sobre o Cidadão Boilensen

Autores

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Documentário, Regime Militar, Boilensen, Discurso, Verdade

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o documentário "Cidadão Boilensen" (Chaim Litewski, Brasil, 2009) que conta a vida e o envolvimento com o regime ditatorial do empresário Henning Albert Boilensen, presidente do grupo Ultra (Ultragaz). O objetivo foi analisar o documentário e ver a versão apresentada sobre um importante capítulo da história brasileira e a participação de um empresário nesse processo. O artigo se divide em duas partes, uma na qual apresenta nocões introdutórias, apresentando alguns cocnceitos necessários, e a análise do documentário propriamente dita.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás

Professor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG; Doutor em Sociologia/UnB; Autor de diveros livros, entre os quais "Como Assistir um Filme?"; "A Concepção Materialista da História do Cinema"; "O Capitalismo na era da acumulação integral" e "Heróis e Super-Heróis no mundo dos quadrinhos", entre outros.

Referências

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008.

VIANA, Nildo. A Esfera Artística. Marx, Weber, Bourdieu e a Sociologia da Arte. Porto Alegre: Zouk, 2007.

______, Nildo. Acumulação Capitalista e Golpe de 1964. Revista História & Luta de Classes, Rio de Janeiro, v. 01, n.01, 2005.

_____, Nildo. Cinema e Mensagem. Análise e Assimilação. Porto Alegre: Asterisco, 2012.

Downloads

Publicado

2013-04-06

Como Citar

Viana, N. (2013). A Verdade Sobre o Cidadão Boilensen. Revista Café Com Sociologia, 2(1), 16–21. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/13

Edição

Seção

Sociologia e Filme