Mundo na Sala de Aula: um podcast feito por e para alunos

Mundo na Sala de Aula: um podcast feito por e para alunos

Autores

  • Raíssa Almeida de Magalhães Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Podcast, Ensino, Antropologia

Resumo

A série do podcast Mundaréu, o Mundo na Sala de Aula (doravante, MUNSA), surge com o intuito de ser produzida e destinada aos estudantes das Ciências Sociais. Essa série foi criada como uma nova maneira de aprender Antropologia: de uma forma simples, didática e descontraída. A primeira temporada da série trabalha com diversos temas muito comuns do cotidiano e da formação dos estudantes de Ciências Sociais: experiências no trabalho de campo, com programas e projetos de iniciação científica, docência e extensão, dores e prazeres da escrita e entre muito mais. Por abordar todas essas temáticas, a minissérie e o podcast comprovam ser uma ferramenta para a formação social e acadêmica de seu público, potencialmente sendo utilizada - como o próprio nome da série diz - em sala de aula, beneficiando e cativando o corpo estudantil.

Biografia do Autor

Raíssa Almeida de Magalhães, Universidade de Brasília

Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia. Além disso, possui interesses em Antropologia da Saúde, Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde. 

Referências

FLEISCHER, Soraya; MOTA, Julia Couto da. 2021. “Mundaréu: um podcast de antropologia como uma ferramenta polivalente”. Revista GIS, 6(1): 1-21. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/172390.

DE OLIVEIRA, H. V. . Antropo... o quê? : O uso de podcast para descomplicar e ensinar Antropologia. Novos Debates, [S. l.], v. 7, n. 1, 2021. DOI: 10.48006/2358-0097-7117. Disponível em: http://novosdebates.abant.org.br/revista/index.php/novosdebates/article/view/184. Acesso em: 19 nov. 2021.

MUNDO NA SALA DE AULA, 2020. Podcast. Disponível em: https://mundareu.labjor.unicamp.br/series/mundo-na-sala-da-aula/. Acesso em: 19 nov. 2021.

MUNDARÉU, 2019 e 2020. Locução de: Daniela Manica e Soraya Fleischer. Podcast. Disponível em: https://mundareu.labjor.unicamp.br/. Acesso em: 19 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-11

Como Citar

Almeida de Magalhães, R. (2022). Mundo na Sala de Aula: um podcast feito por e para alunos: Mundo na Sala de Aula: um podcast feito por e para alunos. Revista Café Com Sociologia, 11. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1358

Edição

Seção

Resenhas