Entrevista com o professor Luiz Werneck Vianna

Autores

  • Marcele Frossard Araujo PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RJ)

Resumo

Atualmente Luis Werneck Vianna atua como professor Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), coordenador do Centro de Estudos Direito e Sociedade (Cedes) e membro do Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça PUC-RJ. Formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1962) e em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1967). Seu doutorado em sociologia foi defendido na Universidade de São Paulo (USP) em 1976. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e professor do finado Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), contribuindo para o prestígio alcançado pela instituição. É reconhecido por suas análises do Brasil contemporâneo e produziu pesquisas relacionadas aos temas: sindicalismo, liberalismo, judicialização da política, esquerda brasileira dentre outros.

Nesta entrevista o tema abordado foi a Sociologia no Brasil, seus desafios e o papel do sociólogo, assim como sobre sua relação com a esfera pública.

Biografia do Autor

Marcele Frossard Araujo, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RJ)

CIÊNCIAS SOCIAIS

Downloads

Publicado

2013-10-01

Como Citar

Araujo, M. F. (2013). Entrevista com o professor Luiz Werneck Vianna. Revista Café Com Sociologia, 2(3), 79–82. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/182

Edição

Seção

Entrevista