Pro dia nascer feliz

Autores

  • Taysa Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, classe social, poder, cultura

Resumo

Pro Dia Nascer Feliz (2006) é um filme de João Jardim que trata da vida social de grupos de adolescentes e professores em seis escolas no Brasil, sobretudo em Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse trajeto, o autor busca delinear os conflitos de classes versados nas subjetividades de adolescentes de escolas particulares e escolas públicas. O filme se caracteriza pelo gênero documentário, interpolado por diversos ambientes e situações no dia-a-dia de professores e alunos (as).

Biografia do Autor

Taysa Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Graduanda do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia "“ UFRB. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Gênero, Raça e Etnia e também do Grupo de Pesquisa NATOSS, Natureza, Trabalho, Ser Social e Serviço Social da mesma universidade. Endereço: Rua Ariston Mascarenhas, s/n, Centro, CEP: 44300-000 - Cachoeira, BA "“ Brasil. E-mail: taysa_123@hotmail.com.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Downloads

Publicado

2013-04-06

Como Citar

Santos, T. S. (2013). Pro dia nascer feliz. Revista Café Com Sociologia, 2(1), 30–32. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/35

Edição

Seção

Sociologia e Filme