Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia

Autores

  • Joana Elisa Röwer UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Escritas autorreferenciais. Conscientização de si.

Resumo

Este texto trata-se de um relato de experiência na disciplina de Sociologia, em todos os anos do ensino médio, em uma escola pública de educação básica de um município da região central do Rio Grande do Sul, que ocorreu durante o ano de 2013. O objetivo central foi construir possibilidades didático-metodológicas de reflexão e conscientização de si na relação entre estrutura e contextos sociais-culturais e trajetórias individuais. Partiu-se do pressuposto que narrar a própria experiência, produzir relatos de si, provoca estranhamentos/desnaturalizações do saber do senso comum, possibilita conscientizações e pode provocar a reorganização de perspectivas futuras e (re)ordenação do mundo. A disciplina foi desenvolvida em três momentos principais de criação de espaços/tempos de escrita autorreferenciais, concomitante ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares de cada ano escolar do ensino médio. A análise da experiência considerou que a construção de espaços/tempos de escritas de si relacionadas aos temas sociológicos e as trajetórias individuais possibilitou reinterpretações da própria história e do outro e atribuição de outros sentidos aos contextos de vida. Contudo, há de se problematizar as diferentes atribuições de sentidos pelos educandos a esta atividade; a relação educador-educando que interfere no próprio processo de escrita; e, a necessidade de aprimorar o trabalho de leitura/escuta dos relatos de si.

Biografia do Autor

Joana Elisa Röwer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Bacharel em Ciências Sociais, Licenciada em Sociologia, Esp. em Gestão Educacional, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela UFSM/RS. Experiência como professora na educação básica e no ensino superior.

Referências

BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 2011.

BONDIÁ, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 19, pp. 20-28, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2014.

BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. v. 3 Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. parte 4 Brasília, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2012.

Dewey, Jonh. Textos selecionados. In: WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio; ROMÃO, José Eustáquio; RODRIGUES, Verone Lane (org.). John Dewey. Recife: Massangana, 2010. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal, RN: EDUFRN, 2010.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

OLIVEIRA, Amurabi. Sentidos e dilemas do ensino de sociologia: um olhar sociológico. Revista Inter-legere; Rev. C. Sociais UFRN, Natal, n. 9, pp. 25-39, jul-dez. 2011. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/09/inter-legere.htm>. Acesso em: 20 abr. 201.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A pesquisa (auto)biográfica em educação: princípios epistemológicos, eixos e direcionamentos da investigação científica. In: VASCONCELOS, Fátima; ATEM, Érica. (Org.). ALTERidade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2011.

RIO GRANDE SO SUL, Secretaria de Educação "“ 8º CRE. Projeto Político Pedagógico Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi. Santa Maria, 2013. Disponível em: < http://escolaaugustoruschi.com.br/projeto-politico-pedagogico-ppp>. Acesso em: 20 mar. 2013.

SILVA, Ileizi Fiorelli. A Imaginação Sociológica: desenvolvendo o raciocínio sociológico nas aulas com jovens e adolescentes. Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia "“ Universidade Estadual de Londrina, Paraná, pp. 1-15, 2005. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-estudo/gaes/pages/o-ensino-da-sociologia.php>. Acesso em: 05 mar. 2013.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

Röwer, J. E. (2014). Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia. Revista Café Com Sociologia, 3(3), 34–44. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/369

Edição

Seção

Relato de Experiência Docente