Trabalhando a raça na escola "“ uma análise crítica dos discursos acerca do tema

Autores

  • Nathalia Ávila Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Racismo, Sociologia na escola, Discursos raciais

Resumo

Esse artigo é uma reflexão sobre a experiência de se trabalhar o tema raça na aula de sociologia e trata mais especificamente dos diferentes discursos raciais que surgem entre os alunos quando o assunto é abordado. Entre falas sérias, discussões acirradas e brincadeiras, percebe-se que certos discursos são recorrentes e variam de acordo com a posição social e racial dos alunos. Enquanto para autodeclarados negros, a palavra racismo tem um significado muito concreto e direto, para autodeclarados brancos, ela produz imagens bastante distintas e essa diferença de percepção gera vários desafios para a prática docente, assim como o polêmico debate sobre cotas raciais nas universidades. Essas são algumas das questões que busquei abordar nesse texto com o objetivo de produzir análises que possam auxiliar professores de sociologia a trabalhar tema tão complexo na escola.

Referências

FIGUEIREDO, Angela. Fora do jogo: a experiência dos negros na classe média brasileira: Cad. Pagu, no.23: 199-228, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. "“ São Paulo: Paz e. Terra, 1996.

SCHWARCZ, Lilia M. Nem preto nem branco, muito antes pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: História da vida privada no Brasil. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

2013-04-06

Como Citar

Duarte, N. Ávila. (2013). Trabalhando a raça na escola "“ uma análise crítica dos discursos acerca do tema. Revista Café Com Sociologia, 2(1), 58–67. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/40

Edição

Seção

Artigos