Entre o chão de fábrica e os céus do Brasil: um estudo da relação trabalho e educação na indústria aeronáutica brasileira

Autores

  • Lívia de Cássia Godoi Moraes UNESP

Palavras-chave:

Sociologia do Trabalho, Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo explicitar as relações existentes entre trabalho e educação na empresa matriz da aeronáutica brasileira. Para tanto, analisaremos, na perspectiva marxiana, este entrelaçamento de trabalho e educação, posteriormente, contextualizaremos historicamente a educação nacional para então procuraremos demonstrar os esforços da empresa quanto à educação de Ensino Médio e Pós-Graduação, deixando explícito que não se trata de "boa vontade" ou de uma relação de neutralidade, mas que este entrelaçamento é corroborador do modelo organizacional toyotista, da pedagogia das competências e alicerce para a primazia do consenso sobre o conflito no ambiente fabril. Por fim, delinearemos a possibilidade de superação da relação trabalho/educação alienadora, que venha a responder às necessidades humanas e não do capital.

Biografia do Autor

Lívia de Cássia Godoi Moraes, UNESP

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/Araraqura, Mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Marília e Doutora em Sociologia pela UNICAMP. Atualmente é Professora Substituta na UNESP/Franca.

Referências

AGOPYAN, V.; OLIVEIRA, J. F. G. Mestrado Profissional em Engenharia: uma oportunidade para incrementar a inovação colaborativa entre universidades e os setores de produção no Brasil. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 79-89, jul. 2005.

ALVES FILHO, M. Parceria com a Embraer já começa a dar frutos. In: Jornal da Unicamp, 195, ano XVII, 21 a 27 de outubro de 2002.

ANDRADE, D.; RIZZI; P.; ALMEIDA, S. F. M. Experiência em parceria estratégica: mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, ITA-Embraer. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 48-60, jul. 2005.

ANTUNES, R. Riqueza e miséria do trabalho. In: LUCENA, C. (Org). Capitalismo, Estado e educação. Campinas: Alínea, 2008.

______. Os Sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2001.

BASSETE, F. Mercado está superaquecido, afirmam professores. 24/10/2006. Disponível em: < http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,AA1321334-5604,00.html>, Acesso em 04 de fevereiro de 2009.

BRAGA, R. Introdução. In: GRAMSCI, A. Americanismo e fordismo. São Paulo: Hedra, 2008.

COLÉGIO JUAREZ WANDERLEY. http://www.colegioembraer.com.br/. Acesso em maio de 2013.

EMBRAER S.A. www.embraer.com.br. Acesso em maio de 2013.

FORD, H. Os princípios da prosperidade. São Paulo: Freitas Bastos, 1967.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 2001.

GOUNET, T. Fordismo e Toyotismo na civilização do automóvel. São Paulo: Boitempo, 2002.

GRAMSCI, A. Americanismo e fordismo. São Paulo: Hedra, 2008.

INSTITUTO EMBRAER: a responsabilidade social da empresa. Disponível em Acesso em 04 de fevereiro de 2009.

KUENZER, A. Z. A nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2005.

LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2005.

LUCENA, C. (Org). Capitalismo, Estado e educação. Campinas: Alínea, 2008.

______. Mundialização, ciência e trabalho. In: LUCENA, C. (Org). Capitalismo, Estado e educação. Campinas: Alínea, 2008.

MACHADO, L.; MACHADO, J. Globalização capitalista e apropriação: implicações educacionais e ambientais. In: LUCENA, C. (Org). Capitalismo, Estado e educação. Campinas: Alínea, 2008.

MACIEL, E. Aposta nos talentos. In: Revista Bandeirante, ano 35, n. 723, jan. 2006.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

______. O capital. Crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

______; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, I. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.

MORAES, L. de C. G. Trabalho, educação e consciência: uma análise do processo de internalização dos parâmetros reprodutivos do capital na atualidade. In: TUMOLO, P. S.; BATISTA, R. L. (Orgs.) Trabalho, economia e educação: perspectivas do capitalismo global. Maringá: Práxis, 2008.

NEVES, L. M. W. (Org). O empresariamento da educação: novos contornos do Ensino Superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002.

NEVES, L. M. W.; FERNANDES, R. R. Política neoliberal e educação superior. In: NEVES, L. M. W. (Org). O empresariamento da educação: novos contornos do Ensino Superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção. Além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 2004.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2002.

TAYLOR, F. W. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1990.

Downloads

Publicado

2014-01-06

Como Citar

Moraes, L. de C. G. (2014). Entre o chão de fábrica e os céus do Brasil: um estudo da relação trabalho e educação na indústria aeronáutica brasileira. Revista Café Com Sociologia, 3(1), 137–157. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/67