Histórico do periódico

Histórico da Revista Café com Sociologia

 

A Revista Café com Sociologia é um periódico independente, fruto da necessidade da criação de uma revista voltada aos docentes e discentes de Sociologia. Embora seu foco hoje não esteja limitado ao ensino de Sociologia, o periódico publica diversos trabalhos ligados a essa temática, além de manter uma seção destinada a relatos de experiências docentes e análise sociológica de filmes e músicas.

As origens da Revista Café com Sociologia remetem a proposta inicial discutida por Cristiano das Neves Bodart, Roniel Sampaio Silva, Pedro Jorge Chaves Mourão e Jesus Marmanillo Pereira, de criarem uma revista não acadêmica; proposta discutida no início de 2012, mas abandonada meses depois. Cristiano das Neves Bodart e Roniel Sampaio Silva, ainda naquele ano, resolveram rediscutir a proposta e criar uma revista vinculada ao blog que administram (Blog Café com Sociologia), surgindo assim a Revista Café com Sociologia (que deixou, no ano seguinte, de estar vinculada àquele blog). Essa revista, embora de cunho acadêmico, foi pensada para atingir os professores (as) de Sociologia, sobretudo do Ensino Médio, bem como alunos dos cursos de Ciências Sociais. Após a revista instalada, foi aberta chamada de artigos em outubro de 2012, sendo seu primeiro número publicado em dezembro daquele ano. Logo após o lançamento da primeira edição, foram convidados Pedro Jorge Chaves Mourão e Jesus Marmanillo Pereira para compor o conselho editorial. Posteriormente integrou ao conselho Anderson Vieira, quem permaneceu por cerca de um ano, tendo pedido seu desligamento, e Bianca de Moura Wild.

No ano de 2013, devido seu rápido crescimento (em número de submissões e acessos), abriu-se edital de chamada para novos editores, sendo na ocasião usado como critério de seleção o currículo dos candidatos. Nessa ocasião foram integrados aos corpo editorial da revista Amurabi Oliveira, Beatriz Brandão Santos, Gleison Maia Lopes, Leandro Leal de Freitas, Marcelo Pinheiro Cigales, Micheline Dayse Gomes Batista, Jainara Gomes de Oliveira, Radamés Mesquita Rogério, Rafael Balseiro Zin, Rafael Dantas Dias, Túlio Cunha Rossi, Tupiara Guareshi Ykegaya e Vanessa Jose da Rocha.

Ainda em 2013, a revista desvinculou-se do Blog Café com Sociologia, tornando-se um projeto acadêmico autônomo, o qual preza pela qualidade de suas publicações.

Em 2015 a revista, além dos pareceristas esporádicos, passou a contar com um corpo de avaliadores permanentes, sendo esse composto por Alexandre Cesar Cunha Leite, Aline Prado Atassio, Cleide Magali Santos, César Alessandro Figueiredo, Demétrius Rodrigues de Freitas Ferreira, Elisângela de Jesus Santos, Ivan Fontes Barbosa, José Maria Baldino, Lígia Wilhelms Eras, Magda Suely Pereira Costa, Manuela Souza Siqueira Cordeiro, Marcelo Sabbatini, Maria Cristina Giorgi, Moacir Freitas Junior, Nicole Louise Macedo Teles de Pontes, Ricardo Manuel Ferreira de Almeida e Marluci Menezes.

Em 2017 passa a ter apoio institucional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Em 2019 a revista, buscando melhorar a qualidade editorial, passou a ser semestral, com edições publicadas nos meses de Janeiro (ago./dez.)  e Agosto (edição Jan./jul) de cada ano.