Movimentos sociais, educação e emancipação: o caso do movimento negro brasileiro

Autores

  • Matheus Silva Freitas Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Movimento negro, educação, emancipação.

Resumo

A obra “O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação”, de autoria de Nilma Lino Gomes, pesquisadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016) faz uma reflexão sobre como o movimento negro brasileiro é responsável por sistematizar e produzir saberes, através de suas lutas por emancipação. Estes saberes reeducam a população brasileira, sobretudo no que diz respeito às relações étnico-raciais, e sustentam a demanda e implementação de uma série de políticas públicas que visam a promoção da igualdade étnico-racial. O livro revela uma forma diferenciada de apreender os movimentos sociais como educadores que forjam potencialidades emancipatórias em uma constante tensão com formas de regulação social.

Palavras-chave: movimentos sociais, movimento negro, educação, emancipação.

Biografia do Autor

Matheus Silva Freitas, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) na Universidade Federal de Viçosa (UFV), atualmente no 9º período. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB Viçosa) e do Grupo de Estudos em Educação, Gênero e Raça (EDUCAGERA).

Referências

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 333-351, 2011. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf>. Acesso em 07 jan. 2019.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HOOKS, Bell. Intelectuais negras. Revista Estudos Feministas. IFCS/UFRJ & PPCCIS/UERJ. Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 464-478, 1995. Disponível em < https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16465/15035>. Acesso em 25 nov. 2018.

SANTOS, Sales Augusto dos. Educação: um pensamento negro contemporâneo. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

Freitas, M. S. (2019). Movimentos sociais, educação e emancipação: o caso do movimento negro brasileiro. Revista Café Com Sociologia, 8(1), 116–122. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1098

Edição

Seção

Resenhas