GOFFMAN E OS CONVENTOS: Uma análise do filme "As irmãs de Madalena"

Autores

  • Marina Grandi Giongo UFRGS

Palavras-chave:

Mulheres, Instituições totais, Conventos, Ervin Goffman

Resumo

A análise proposta recai sobre o filme "As irmãs de Madalena", e tem por objetivo pensar a condição feminina ao longo do século XX à luz das obras de Erving Goffman. O estigma que recai sobre as mulheres mantidas em cárcere privado nas instituições totais chamadas "Lares Madalena", é um caso emblemático do que se convencionou chamar processos de "mortificação do eu" trabalhadas pelo autor. À guisa de conclusão, é possível perceber que no interior dos mecanismos dessa instituição religiosa, existe um perverso jogo de poder entre mulheres exploradas e toda uma sociedade que trata essa situação como fruto de uma suposta doutrina espiritual.

Biografia do Autor

Marina Grandi Giongo, UFRGS

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulheres - NIEM UFRGS. Mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Jurista graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS) e Especialista em Direito de Família e Sucessões pela PUCRS. E-mail:marinagiongo@hotmail.com.

Referências

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro : LTC, c1988.

________________. Manicômios, prisões e conventos. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

Grandi Giongo, M. (2017). GOFFMAN E OS CONVENTOS: Uma análise do filme "As irmãs de Madalena". Revista Café Com Sociologia, 6(2), 48–56. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/784

Edição

Seção

Sociologia e Filme