A história como farsa

a classe média e o golpe de 2016 no Brasil

Autores

  • Crismanda Maria Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente trabalho discute, a partir dos elementos da obra “O Colapso do Populismo no Brasil”, de Octávio Ianni, o golpe de 2016 no Brasil, particularizando a participação da classe média no processo. O trabalho foi construído a partir de pesquisa bibliográfica na obra do autor e nas produções recentes de intelectuais que problematizam os elementos econômicos e políticos que explicam o golpe no Brasil. Na trilha do que formulou Ianni, abordamos os golpes de estado na história brasileira e a forma como a classe média serviu de “porta-voz” de projetos de restauração conservadora, contrapondo-se aos interesses da classe trabalhadora no país.

Biografia do Autor

Crismanda Maria Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Serviço Social (UFPE). Mestra em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (PPGSS-UFPE). Atualmente cursa o doutorado em Serviço Social (PPGSS-UFPE). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho (GET-UFPE).

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Maria Ferreira, C. (2021). A história como farsa: a classe média e o golpe de 2016 no Brasil. Revista Café Com Sociologia, 10. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1321

Edição

Seção

Artigos