Norbert Elias às voltas com a teoria do conhecimento: convergências entre a contribuição eliasiana e os filmes Amnésia e Esquizofrenia

Autores

  • Vinícius Dino Fonseca de Castro e Costa Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Norbert Elias, conhecimento, Amnésia, Esquizofrenia.

Resumo

O presente texto procura extrair diálogos entre a teoria sociológica do conhecimento proposta por Norbert Elias e os filmes Amnésia e Esquizofrenia, entendendo as produções fílmicas como formalizações discursivas do mundo social que contém elementos passíveis de serem postos à luz da problematização eliasiana sobre o conhecimento. Para tanto, coteja-se alguns dos principais textos do autor sobre essa temática, bem como aspectos dos filmes que também a abordam, privilegiando-se, no tratamento destes últimos, procedimentos de natureza interpretativa. Obtém-se, assim, um exercício de aproximação de uma mesma problemática através das perspectivas dos pensamentos científico e estético, com o objetivo de fazê-las convergir enquanto modos e estratégias diferenciados, mas complementares, de compreensão.

Referências

ELIAS, N. Envolvimento e alienação. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998a.

_________. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998b.

_________. Teoria Simbólica. Oeiras: Ceuta, 2002.

_________. Federico NEIBURG e Leopoldo WAIZBORT (orgs.), Escritos & ensaios. Vol. 1: Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

_________. "A civilização dos pais". In: Dossiê: Reinventar Norbert Elias. Sociedade e Estado, vol. 27, n. 03, Brasília, set-dez., 2012.

WEILER, V. "Lucien Lévy-Bruhl visto por Norbert Elias". In: Revista Mexicana de Sociología 70, n. 4 (octubre-diciembre), México "“ DF, 2008.

___________. "Bases de La transformación de el sujeto em proceso intentada por Norbert Elias". In: Dossiê: Reinventar Norbert Elias. Sociedade e Estado, vol. 27, n. 03, Brasília, set-dez., 2012.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Fonseca de Castro e Costa, V. D. (2015). Norbert Elias às voltas com a teoria do conhecimento: convergências entre a contribuição eliasiana e os filmes Amnésia e Esquizofrenia. Revista Café Com Sociologia, 4(1), 31–37. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/397

Edição

Seção

Sociologia e Filme