50 anos de “o direito à cidade”: contribuições da teoria do discurso e do pós-estruturalismo ao debate

Autores

  • Emilayne da silva Souto UFPB

Palavras-chave:

direito à cidade, junho de 2013, ernesto laclau, teoria do discurso

Resumo

Às comemorações dos 50 anos de publicação da obra “O Direito à Cidade”, do escritor francês Henri Lefebvre, segue-se também a constatação de que já se passaram cinco anos das manifestações que explodiram por todo o país e ficaram conhecidas como as Jornadas de Junho. Tendo se iniciado com a mobilização do Movimento pelo Passe Livre contra o aumento das tarifas de transporte público na cidade de São Paulo, frente à desproporcional repressão policial, os protestos acabaram mobilizando a opinião pública e ganharam capilaridade por todo o território nacional. Do mote inicial de que “não são os centavos, são os nossos direitos”, os manifestantes que ocuparam as ruas naquelas duas semanas passaram a novos repertórios de protesto: surgiram reivindicações por mais segurança, saúde, educação, moradia, “Fora PT”, “Fora Dilma”, “Fora todos”, pelo fim da corrupção, “legalize já”, intervenção militar, etc. Em algumas cidades, houve a revogação do aumento das passagens dos ônibus e a conquista do passe livre para os estudantes. Em outras, ocorreu justamente o aumento dessas tarifas.

Biografia do Autor

Emilayne da silva Souto, UFPB

Doutoranda no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba

Referências

BENACH, N. Da Desigualdade Social à Justiça Espacial. In: CARLOS, A.F.C.; ALVES, G.; PADUA, R.F.(orgs.); Justiça Espacial e o Direito à Cidade. São Paulo: Contexto, 2017.

CARLOS, A.F.A. A privação do urbano e o “direito à cidade” em Henri Lefebvre. In: CARLOS, A.F.C.; ALVES, G.; PADUA, R.F.(orgs.); Justiça Espacial e o Direito à Cidade. São Paulo: Contexto, 2017.

CASTELLS, M. Redes de Indignação e Esperança: movimentos sociais na Era da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

HARVEY, D. Cidades Rebeldes: Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.

LACLAU, E. A Razão Populista. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

MENDONÇA, D; PEIXOTO, L. (orgs.); Pós-Estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

TAVOLARI, B. Direito à cidade: uma trajetória conceitual. Novos Estudos CEBRAP, v.104, p.93-109, 2016.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Souto, E. da silva. (2019). 50 anos de “o direito à cidade”: contribuições da teoria do discurso e do pós-estruturalismo ao debate. Revista Café Com Sociologia, 7(3), 04–09. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1000

Edição

Seção

Ensaio Sociológico