Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Café com Sociologia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES


Atenção: Trabalhos fora das normas serão reprovados e não encaminhado para a avaliação.

Regras Gerais de formatação:

Todos os textos submetidos para a Revista Café com Sociologia, independentemente da seção, devem estar nos formatos de arquivo DOC [.doc] e obedecer ao seguinte padrão geral de formatação:

Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto, espaçamento 1,5.

Margens: superior: 2,5cm; inferior: 2.5cm; direita: 2cm; esquerda: 2,5cm.

O espaçamento entre linhas deve ser 1,5. Já os espaços entre parágrafos deve ser "nenhum".

O trabalho submetido deve ter no máximo três (03) autores. Casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial mediante uma justificativa dos autores.

No corpo do texto deve ser usado o recuo de parágrafo (1,25cm) e no resumo não usar recuo de parágrafo.

Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, em conformidade com o atual acordo ortográfico.

 

Abaixo constam as diretrizes específicas para cada seção da revista.

 

 ANÁLISES DE MÚSICAS E FILMES:

Espaço reservado a análises sociológicas de músicas e/ou filmes, assim como discussões a respeito de potenciais usos de música e produções audiovisuais. É requisito que o texto possua fundamentação sociológica. Os textos devem conter no mínimo 8 páginas e não poderão exceder o limite de doze (12) páginas, incluindo os elementos não textuais e pós-textuais.

O texto deve conter título, resumo e de três a cinco palavras-chave (em português e inglês).

No caso de análise de filmes, devem constar as seguintes informações ao final do texto: Título do filme em português (Título original). País de origem, ano de lançamento, Duração (em min.). "Dirigido por" Nome do Diretor.

 

Ex.:

Ficha: Uma linda mulher (Pretty Woman). Estados Unidos, 1990, 119min. Dirigido por Gary Marshall.

 

No caso de análise de músicas, devem constar as seguintes informações ao final do texto: SOBRENOME, Nome do Compositor (es). Título da música (ou faixa de gravação). Seguidos da expressão In:, e da referência do documento sonoro no todo (SOBRENOME, Nome do Intérprete. Título do álbum. Local: Gravadora, ano. No final da referência, deve-se informar o tipo de suporte do documento (CD, Web etc.).

Ex.:

Ficha: CAYMMI, Dorival; GUINLE, Carlos. Não tem solução. In: SANTIAGO, Emilio. Aquarela brasileira 5. Rio de Janeiro: Som Livre, 1992. 1 CD. Faixa 2.

 

ENSAIOS

O autor do ensaio deve ser especialista no tema, o que quer dizer que defendeu dissertação ou tese sobre o mesmo, ou pesquisadores que tenham ao menos duas publicações sobre o tema do ensaio.

O ensaio deve ter entre 8 a 15 páginas e obdecer as regras gerais de formataçao da revsta. O texto deve conter título, resumo e de três a cinco palavras-chave (em português e inglês).

 

ARTIGOS, RESENHAS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE:

 

1. Artigos, resenhas e relatos de experiência docente devem atender às seguintes diretrizes:

a) Limites (incluindo elementos pré e pós-textuais):

Entre 12 e 20 páginas para artigos;

Entre 4 e 10 páginas para resenhas (deve ser analítica e não limitar-se a descrição);

E 8 a 15 páginas para relatos de experiência docente em Ciências Sociais/sociologia ou de estágio na área.

As resenhas devem ser de obras publicadas em até três (03) anos passados.

 

b) Os textos não devem conter palavras em negrito ou sublinhadas. Apenas títulos devem constar em negrito e, havendo necessidade de destacar algum termo, usar apenas aspas. As palavras estrangeiras utilizadas devem estar em itálico. Não usar caixa alta.

 

c) As notas de rodapé devem ser substantivas e não bibliográficas, dizendo respeito a informações e/ou comentários complementares. Devem ser colocadas no rodapé da página respectiva, na fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento entre linhas simples.

 

d) Quadros, tabelas e gráficos deverão estar no corpo do texto, sendo identificados no texto em acordo com as seguintes normas: o número e o título do quadro ou da tabela vêm acima do objeto (com tamanho da fonte 12) e a fonte vem abaixo do objeto, este em tamanho 10.

 

Obs.: Gráficos devem ser apresentados como figuras, seguindo as normas da ABNT, com a numeração, o título e a fonte constando abaixo do objeto.

 

e) Serão aceitas resenhas apenas de obras publicadas há, no máximo, quatro (04) anos.

 

f) As resenhas devem ter em seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os seguintes dados: título, autor, editora, ano, número de páginas e ISBN. O título deve ser obrigatoriamente o nome da obra resenhanda. Um subtítulo deve ser criado pelo resenhista.

 

1.1 Normas para citações diretas e indiretas

 

a) Apresentar a fonte das citações diretas e indiretas imediatamente após a citação, no corpo do texto, conforme o seguinte modelo: (SOBRENOME DO AUTOR, ano da publicação, página em que se encontra a referência). Exemplo: (FERNANDES, 1980, p. 20). Em caso de duas obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano, distingui-las conforme o exemplo: (FERNANDES, 1980a, p. 35; FERNANDES, 1980b, p. 210).

 

b) Citações diretas de até 3 linhas devem constar entre aspas, com a mesma formatação do restante do texto. Já as citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas sem aspas, em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, fonte tamanho 10 e espaçamento simples.

 

c) No caso de homepages ou web sites, indicar o endereço eletrônico no corpo do texto entre parênteses. Exemplo: (www.usp.br/sibi). Não se esquecer de colocar a referência completa na bibliografia final.

 

d) Indicar supressão de partes do texto nas citações diretas com reticências entre colchetes [...].

 

e) Citações diretas de fontes em língua estrangeira devem ser traduzidas para a língua portuguesa.

 

2. Sequência dos elementos pré e pós-textuais

 

2.1. Elementos pré-textuais

 

a) Título em português.

 

b) Resumo em português com, no máximo, 250 palavras,

 

c) Palavras-chave em português, separadas por ponto final.

 

d) Título, resumo e palavras-chave em inglês.

 

2.2. Elementos pós-textuais

 

a) Referências bibliográficas.

 

b) Glossário, apêndices e anexos (se necessário).

 

3. Referências Bibliográficas

 

As referências bibliográficas completas devem constar no final do artigo, conforme os seguintes exemplos:

 

Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, Ano de publicação

 

Ex.: GIDDENS, Anthony. A Transformação da Intimidade. São Paulo: UNESP, 1992.

 

Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do organizador(org). Título do livro. Cidade: Editora, ano de publicação.

 

Ex.: BALÁZS, Bela. A face das coisas. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

 

Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome do autor. Título do Artigo. Título do Periódico, Programa ao qual pertence (quando for o caso), Cidade, volume, número, páginas do artigo, ano.

 

Ex.: BRUNI, José Carlos. A Água e a vida. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, v.5, n.1, pp.53-65, 1993.

 

Em caso de periódico online, acrescentar no final: Disponível em <endereço eletrônico>. Acesso em dia, mês e ano.

 

Ex.:VICENTE, Décio Soares. O pensamento sustentável. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v.12, n.34, pp.45-87, 2013. Disponível em < http://www.cchla.ufpb.br/rbse/>. Acesso em 02 mai. 2013.

 

Textos em jornais e revistas: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal/revista. Local, data (dia, mês, ano). [Ex: MIRANDA, R. Anões que fazem gigantes. Gazetas do povo. Curitiba, 03/06/1990.]. No caso da não existência de autor utilizar o título da matéria como referência para nomeação e seguir os demais fatores normalmente.

 

Teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, Nome, Título do trabalho. Ano, número de folhas. Tipo de trabalho (grau atingido) "“ Universidade, Faculdade, Cidade.

 

Ex.: BERNAVA, Cristian Carla. Violência e feminino no cinema contemporâneo. 2010. 213f. Dissertação (Mestrado) "“ Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O trabalho está de acordo com as normas da revista.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    Toda a identificação do autor(es) foi removida do texto.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.