Primeira Carta sobre a Argélia (23 de junho de 1837)

Autores

  • Alexis de Tocqueville

Palavras-chave:

Alexis de Tocqueville, colonialismo, imperialismo, violência, cultura, política

Resumo

Este é um dos textos sobre a Argélia escritos por Alexis de Tocqueville. São textos de domínio público, embora pouco conhecidos ou traduzidos. Foram “redescobertos” na década de 1980.  Em 1837, Tocqueville começara a empreender uma carreira política. Ele tinha que escolher um eleitorado para as eleições. Com a votação deixando a possibilidade de múltiplas candidaturas, Tocqueville pretendia se apresentar a Cherbourg ou a Versailles, porque o seu pai era o prefeito ali e talvez pudesse contar com os votos dos legitimistas, no décimo distrito administrativo de Paris, na época. Ele queria provar aos seus eleitores em potencial a sua capacidade de lidar com os novos problemas que surgiriam na sociedade francesa e propor soluções relevantes. A partir de 1835, ele apresentou à Real Sociedade Acadêmica de Cherbourg o seu primeiro livro de memórias sobre o pauperismo. Poucos meses depois, em 23 de Junho e 22 de Agosto 1837, ele publicou duas cartas sobre a Argélia em “La Presse”, de Seine-et-Oise, porque ele queria mostrar aos eleitores desta circunscrição que ele era capaz de analisar seriamente a questão da Argélia e propor as linhas gerais de uma política colonialista. A abordagem é comparável em ambos os casos: duas memórias correspondem a duas cartas. Aqui está o texto da primeira. Nestes textos, ver-se-á um lado não conhecido de Tocqueville no qual ele defende peremptoriamente o colonialismo à base mesmo de violência. Tocqueville, de fato, foi um partidário resoluto da política colonial francesa na Argélia, e, em vista das necessidades políticas e econômicas de conquista, ele afirma que subscreve a política de terror e invasões, chegando mesmo a afirmar que, apesar de ser necessidades infelizes, qualquer pessoa que deseje fazer uma guerra contra os árabes será obrigada a fazer tais atos.

Biografia do Autor

Alexis de Tocqueville

Médico (UFAL/2000), Jurista (UFAL/2018), Mestre em Sociologia (UFAL/2018), tradutor, poeta.

Referências

Não há citações, apenas uma referência na qual a tradução foi baseada e nos livros que serviram de apoio e comparação:

TOCQUEVILLE, Alexis de. Œuvres completes. Paris: Gallimard/Bibliothèque de la Pléiade, 1991.

Em 1988, Tzvetan Todorov organizou e editou os textos de Tocqueville sobre a Argélia os quais se encontram em “De la colonie en Algérie”. Bruxelles: Complexe, 1988.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

de Tocqueville, A. (2019). Primeira Carta sobre a Argélia (23 de junho de 1837). Revista Café Com Sociologia, 7(3), 41–49. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1078

Edição

Seção

Artigos