Silenciando o passado: poder e a produção da história. Quando o passado silencia o presente

Autores

  • Paula Layane Pereira Sousa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Palavras-chave:

silenciamento, história, poder

Resumo

Resumo 

O professor de antropologia Michel-Rolph Trouillot ficou conhecido por sua grande contribuição nas discussões históricas sobre o Haiti. Sua obra “Silenciando o Passado” tem sido significativa para entender como as narrativas históricas são direcionadas pelos interesses nos campos de poder. O autor aponta na história do Haiti e da América a demarcação do poder que está invisível nos fatos que são reflexo da ideia ocidental de humanidade. Seu argumento se constrói demonstrando a desigualdade existente no acesso as narrativas e as suas produções. Para reagir contra a invisibilidade do poder é preciso que se revise o papel dos historiadores e dos intelectuais e que se construa uma nova perspectiva historiográfica.

Palavras-chave:História. Haiti. Silenciamento. 

Biografia do Autor

Paula Layane Pereira Sousa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (2009), mestrado em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí (2013) e é doutoranda do
Programa de Ciências Sociais da UNICAMP. Atualmente é professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Antropologia, e possui interesse em temas relacionados a antropologia dos objetos, cultura popular e patrimônio.

Referências

TOMICH, Dale. Pensando o “Impensável”: Victor Schoelcher e o Haiti. MANA 15(1): 183-212, 2009.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história. Tradução de Sebastião Nascimento. Curitiba: huya, 2016.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Edição

Seção

Resenhas