Escola promotora de saúde:

prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas

Autores

  • Martha Malaquias da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Simone Mara da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Palavras-chave:

Escola Promotora de Saúde, Ciências Sociais, Formação de Professores, Drogas na Escola, Redução de Danos.

Resumo

A questão das drogas está entre as tantas problemáticas que permeiam o espaço escolar e na recente história das relações em torno destas substâncias seus usuários são vistos principalmente de forma depreciativa. Nesse artigo apresentamos o relato de experiência da oficina de formação de professores realizada em uma escola pública do município de Petrolina-PE. A proposta da oficina surgiu a partir da demanda da escola em questão sobre as práticas de abordagem da temática drogas e a forma de acolhimento ao estudante usuário. Foi realizada no ciclo de formação de professores, já definido no calendário escolar da instituição, organizado pelas educadoras de apoio pedagógico. Para a oficina foram mobilizados teóricos das ciências sociais, o processo foi registrado em diário de campo, assim como foram feitas entrevistas episódicas. Destacam-se os resultados: os estudantes detêm conhecimento prévio e o interesse pelo tema; expressões proibicionistas e patologizantes nas considerações dos professores; e falas que indicam rompimento com essas lógicas. O encontro foi considerado importante para os professores na perspectiva da desnaturalização e ampliação do olhar sobre o tema.

Biografia do Autor

Martha Malaquias da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestranda no programa  Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), graduada em Ciências Sociais Licenciatura - UNIVASF

Simone Mara da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestranda no programa  Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), graduada em Pedagogia. Apoiadora pedagógica na educação básica.

Referências

ANDRADE, T. M. Redução de danos: um novo paradigma? In: ALMEIDA, A. R. B. de. et al. (Orgs.). Drogas: tempos, lugares e olhares sobre seu consumo (pp. 87-95). Salvador: EDUFBA; CETAD/UFBA. 2004.

BECKER, H. S. Outsiders – Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia Saúde da Família (ESF): Núcleo de Apoio à saúde da Família. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/saude-da-familia/nucleo-de-apoio-a-saude-da-familia-nasf >. Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Saúde. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2006.

COSTA, José Hermógenes Moura da. De “Futuro do País” a um “Problema Social”: estudo sobre a construção da identidade social do drogado em escolas do ensino médio. 2016. 256 f. Tese (Doutorado em Sociologia). Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

FIORE, M. Prazer e Risco: uma discussão a respeito dos saberes médicos sobre o uso de “drogas”. In: FIORE, M. et al. (Org.), Drogas e Cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008. p.141-153.

FLICK, Uwe. Entrevista Episódica. In: BAUER, Martin e GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis. Ed. Vozes. p.114-136, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2014.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC. 1981.

MARTINEZ, M. M. Redes do cuidado: etnografia de aparatos de gestão intersetorial para usuários de drogas. 2016. 294f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos – SP, 2016.

MOREIRA, F. G.; SILVEIRA, D. X. da.; ANDREOLI, S. B. Redução de Danos do uso

indevido de drogas no contexto da escola promotora de saúde. In Ciência e Saúde

Coletiva, v. 11, n. 3, p. 807-816, 2006.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Instrução Normativa SEE nº 02 de 02 de agosto de 2019. Dispõe sobre a função de educador de apoio nas escolas da rede estadual de ensino do Estado de Pernambuco. Diário Oficial de Pernambuco. Poder Executivo. Ano XCVI Nº 145 - 5. Recife (PE).

RODRIGUES, T. Tráfico, guerra, proibição. In: FIORE, M. et al. (org.), Drogas e Cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008. P.91-104.

RUI, Taniele. Nas tramas do crack: etnografia da abjeção. São Paulo. Terceiro Nome, 2014.

SILVA, ILEIZI L. F.; Metodologias do Ensino de Sociologia na Educação Básica: aproximações com os fundamentos pedagógicos. In: SILVA, ILEIZI L. F. (org.). Cadernos de Metodologias de Ensino e de Pesquisa de Sociologia. Londrina, p. 15-35, 2009.

Downloads

Publicado

2022-06-12

Como Citar

da Silva, M. M., & da Silva, S. M. (2022). Escola promotora de saúde: : prevenção e redução de danos dos problemas relacionados ao uso de drogas. Revista Café Com Sociologia, 11. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1278

Edição

Seção

Relato de Experiência Docente