O que faz o estudante, Estudante?

etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente

Autores

  • Marcelo da Silva Araujo IFPB

Palavras-chave:

Professores e alunos; Carisma; Autoridade; Socialização.

Resumo

Dados da obra resenhada: MAIA, Bóris. Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação. Niterói: EdUFF, 2019.

Resumo da resenha:

A obra examina antropologicamente o lugar que o carisma ocupa na construção da autoridade dos professores: de que maneira adquirem legitimidade e exercem a autoridade? Privilegiando as relações estabelecidas entre docente e discente, as performances desempenhadas por aqueles durante as aulas são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes. O objetivo é o de compreender que técnicas e recursos produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica. A pesquisa se baseou em trabalho de campo e observação direta em duas turmas do ensino médio numa escola pública do Rio de Janeiro. O resultado apresentado permite que nos deliciemos com elementos subjetivos e objetivos recobertos pelo cotidiano e pela rotinização do fazer pedagógico, os quais desvelam muito do que ocorre nas instituições escolares.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sistemas de ensino e sistemas de pensamento. In: A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BOURDIEU, Pierre. As categorias do juízo professoral. In: Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2012.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? 12ª ed., Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. Lisboa: Edições 70, 1991.

GLUCKMAN, Max. Rituais de rebelião no sudeste da África [1952]. Tradução, vol. 1, Brasília: DAN/UnB, p. 1-34., 2011.

RAMOS, Jair de Souza. O poder de domar do fraco - Construção de autoridade e poder tutelar na política de povoamento do solo nacional, Niterói: EdUFF, 2006.

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Vol. 1, Brasília, EdUnB, 2012.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

Araujo, M. da S. (2023). O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente. Revista Café Com Sociologia, 12, 1–6. Recuperado de http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346

Edição

Seção

Resenhas