Para além do Iluminismo: problematizando conceitos de cultura e política na desconstrução de estereótipos racistas.

Autores

  • Elisângela de Jesus Santos Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UNESP, campus de Araraquara. Investigadora visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
  • Sergio Luis de Souza Diretor de Pesquisa do Centro Universitário de Mineiros - GO. Pesquisador Associado ao CLADIN/LEAD.

Palavras-chave:

Cultura. Política. Relações étnico-raciais. Relatos Orais. Epistemologia.

Resumo

Resumo

Temos como objetivo apresentar parte das elaborações por nós realizadas sobre as relações existentes entre os conceitos de política, cultura e as relações sócio-étnico-raciais no Brasil. Estas concepções são fruto da pesquisa que desenvolvemos sobre as redes engendradas pelas populações negras ao longo do século XX, no nordeste paulista. O aspecto aqui ressaltado diz respeito às limitações teórico-metodológicas geradas por concepções etnocêntricas dos conceitos de cultura e política presentes em estudos referentes às relações étnico-raciais no Brasil e à cultura e história dos afro-brasileiros. Nosso intuito é explicitar a necessidade de superarmos os fundamentos iluministas e evolucionistas constituintes destas interpretações.

Palavras-chave: Cultura. Política. Relações étnico-raciais. Relatos Orais. Epistemologia.


Biografia do Autor

Elisângela de Jesus Santos, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UNESP, campus de Araraquara. Investigadora visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara. Coordenadora do Catavento: redes e territórios de culturas e identidades, grupo de estudos e pesquisas para as culturas populares associado ao CLADIN/NUPE/LEAD. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP.

Sergio Luis de Souza, Diretor de Pesquisa do Centro Universitário de Mineiros - GO. Pesquisador Associado ao CLADIN/LEAD.

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia UNESP, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Diretor de Pesquisa do Centro Universitário de Mineiros - GO. Coordenador do Núcleo de Estudos afro-brasileiros e Africanos "Mestre Martiniano José da Silva" (NEAB-UNIFIMES). Pesquisador Associado ao CLADIN/LEAD.

Downloads

Publicado

2014-01-06

Como Citar

Santos, E. de J., & de Souza, S. L. (2014). Para além do Iluminismo: problematizando conceitos de cultura e política na desconstrução de estereótipos racistas. Revista Café Com Sociologia, 3(1), 103–116. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/116