Aplicação da Lei de Assistência Técnica Gratuita (11888/2008) em moradias precárias no município de Itaperuna/RJ.

Autores

  • Nathália Teixeira De Luca Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
  • Lívia Soares Nunes Zulo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Resumo

Resumo: O presente artigo propõe um modelo de implantação da Assistência Técnica Pública e Gratuita (11888/2008) direcionada a população de baixa renda de Itaperuna/RJ. A moradia é essencial para a subsistência e segurança do ser humano, no entanto não é realidade de milhões de brasileiros. Assim como em outras cidades, em Itaperuna, também se faz necessária a implementação de políticas públicas que atendam satisfatoriamente a demanda habitacional. Nesse contexto, foi apresentada a Assistência Técnica Pública e Gratuita como alternativa viável às políticas tradicionais de produção de habitação em massa. A proposta elaborada é de fácil aplicação e entendimento, sobretudo pela família beneficiária. Envolve 4 agentes, e é composta por 6 (seis) etapas em 17 (dezessete) passos, que exploram os limites e potenciais da Lei 11888/2008. Pretende-se que os munícipes que vivem em condições de habitabilidade precárias e que tenham renda mensal média de até 3 (três) salários mínimos, possam pleitear e usufruir do seu direito à assistência técnica pública por meio de um programa municipal que lhe proporcione atendimento por um profissional qualificado para a reforma e/ou ampliação de sua casa de forma personalizada, gratuita, democrática, transparente e humana.

 

Palavras-chave: Assistência Técnica Gratuita. Direito à Moradia. Habitação de Interesse Social. Moradias Precárias.

Biografia do Autor

Lívia Soares Nunes Zulo, Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Fluminense (2003), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2002), mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (2009) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014), atuando principalmente no seguinte tema: direito à habitação.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Teixeira De Luca, N., & Soares Nunes Zulo, L. (2022). Aplicação da Lei de Assistência Técnica Gratuita (11888/2008) em moradias precárias no município de Itaperuna/RJ. Revista Café Com Sociologia, 11. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1326

Edição

Seção

Artigos