Nosferatu
uma epidemia no horror
Palavras-chave:
Nosferatu, Pandemia, ExpressionismoResumo
Este trabalho propõe um exercício de comparação entre a epidemia fictícia de Nosferatu: uma sinfonia de Horror e a pandemia do Covid-19 que perdura até o tempo presente. O objetivo está posto em observar as decisões das autoridades e da sociedade civil na realidade fílmica e na ficção do real, para tirar desta analogia um diagnóstico do tempo presente que apreenda as relações possíveis entre os problemas sociais apresentados pelo Expressionismo Alemão e os conflitos internos da sociedade contemporânea.
Referências
LA BOÉTIE, Étienne de. Discurso da Servidão Voluntária. Tradução de Casemiro Linarth. Martin Claret, 2009.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (MS). Comitê Covid do CNS: pesquisadores detalham estudo que aponta ação intencional do governo para disseminar Covid-19 no Brasil.
DURKHEIM, Émile. Germany above all: The German Mental Attitude and de War. [Studies and Documents on the War] Libraire Armand Collin, 1915
EISNER, Lotte H. A tela demoníaca: as influências de Max Reinhardt e do expressionismo. Rio de Janeiro, RJ; São Paulo, SP: Paz e Terra, 1985.
ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos seculos XIX e XX. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1997.
FABE, Marilyn. Closely watched films: an introduction to the art of narrative film technique. University of California Press, 2004.
KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1988.
MASSACCESI, Cristina. Nosferatu a symphony of horror. Columbia University Press. Edição Kindle, 2015.
Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens. Direção de Friedrich Wilhelm Murnau. Berlim: Prana-films, 1922.
PEDRON, Caio César. O Carisma Incivilizado de Jair Bolsonaro: a política do Ressentimento na Pandemia. In: CASTRO, Bárbara (org.). COVID-19 e Sociedade: ensaios sobre a experiência social na Pandemia. Campinas: UNICAMP – IFCH, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Café com Sociologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.