Nosferatu

uma epidemia no horror

Autores

  • Caio Pedron Unicamp/ Doutorado

Palavras-chave:

Nosferatu, Pandemia, Expressionismo

Resumo

Este trabalho propõe um exercício de comparação entre a epidemia fictícia de Nosferatu: uma sinfonia de Horror e a pandemia do Covid-19 que perdura até o tempo presente. O objetivo está posto em observar as decisões das autoridades e da sociedade civil na realidade fílmica e na ficção do real, para tirar desta analogia um diagnóstico do tempo presente que apreenda as relações possíveis entre os problemas sociais apresentados pelo Expressionismo Alemão e os conflitos internos da sociedade contemporânea.

Referências

LA BOÉTIE, Étienne de. Discurso da Servidão Voluntária. Tradução de Casemiro Linarth. Martin Claret, 2009.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (MS). Comitê Covid do CNS: pesquisadores detalham estudo que aponta ação intencional do governo para disseminar Covid-19 no Brasil.

DURKHEIM, Émile. Germany above all: The German Mental Attitude and de War. [Studies and Documents on the War] Libraire Armand Collin, 1915

EISNER, Lotte H. A tela demoníaca: as influências de Max Reinhardt e do expressionismo. Rio de Janeiro, RJ; São Paulo, SP: Paz e Terra, 1985.

ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos seculos XIX e XX. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1997.

FABE, Marilyn. Closely watched films: an introduction to the art of narrative film technique. University of California Press, 2004.

KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1988.

MASSACCESI, Cristina. Nosferatu a symphony of horror. Columbia University Press. Edição Kindle, 2015.

Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens. Direção de Friedrich Wilhelm Murnau. Berlim: Prana-films, 1922.

PEDRON, Caio César. O Carisma Incivilizado de Jair Bolsonaro: a política do Ressentimento na Pandemia. In: CASTRO, Bárbara (org.). COVID-19 e Sociedade: ensaios sobre a experiência social na Pandemia. Campinas: UNICAMP – IFCH, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Pedron, C. (2023). Nosferatu: uma epidemia no horror. Revista Café Com Sociologia, 12. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1354

Edição

Seção

Sociologia e Filme