Contribuições sociológicas de Walter Benjamin para pensar a contemporaneidade: uma breve leitura das Teses sobre o Conceito de História.

Autores

  • Leandro Machado dos santos UFRRJ; SEEDUC/ RJ

Palavras-chave:

memória social. Mudança social. Escola de Frankfurt. História a contrapelo.

Resumo

Objetivamos com o presente artigo recuperar, de forma modesta, as contribuições sociológica de Walter Benjamin presentes em um pequeno fragmento de sua obra, desta forma, focamos nossa atenção em um texto específico "As teses do conceito de história" por entender que neste pequeno trabalho, no que se refere ao número de caracteres escritos, podemos encontrar profundas contribuições para pensar questões contemporâneas, como os processos de mudança e produção da memória social e ao mesmo tempo entender algumas determinações políticas e sociais na narração da história como se apresenta.

Biografia do Autor

Leandro Machado dos santos, UFRRJ; SEEDUC/ RJ

Professor do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ;

Professor de Sociologia da SEEDUC / RJ.

Pesquisador do grupo de pesquisa "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO POPULAR: desafios contemporâneos."

Referências

ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura, nº 51)

BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história. In: Magia e Técnica; Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio; uma leitura das Teses sobre o Conceito de História. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, K. "O 18 Brumário de Luís Bonaparte" In: Manuscritos Econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. Seleção de textos de José Arthur Giannotti; tradução de José Carlos Bruni et al. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, l978.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

SCHWARZ, Roberto. Que horas são? São Paulo: Cia das Letras, 1987.

Downloads

Publicado

2013-04-06

Como Citar

dos santos, L. M. (2013). Contribuições sociológicas de Walter Benjamin para pensar a contemporaneidade: uma breve leitura das Teses sobre o Conceito de História. Revista Café Com Sociologia, 2(1), 50–57. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/27

Edição

Seção

Artigos