"Verás que um filho teu não foge à luta": a Família como metáfora para compreensão da Ordem Social
Palavras-chave:
Relações de Gênero, Família, Ordem SocialResumo
O presente artigo analisa, a partir do eixo das relações de gênero, um fato ocorrido durante protestos realizados no Brasil, no período em que o país sediava a Copa do Mundo. "O pai que tirou o filho do protesto", como ficou conhecido o fato, foi bastante divulgado pela imprensa e também nas redes sociais. O artigo discute, a partir dos eixos sugeridos por Raewyn Connel para pensar as relações de gênero em sua historicidade, como este fato pode expressar posições de gênero que possuem implicações para além do âmbito privado (família), revelando padrões/tensões nas instituições, seja quando elas operam para uma reprodução social ou caminham para tendências de crise. Em um contexto marcado por tensões políticas, o fato ocorrido nos permite observar como as relações de gênero atravessam o conjunto das instituições sociais e as constituem, tanto quanto são por elas constituídas.
Referências
CONNEL. R. Gender in world perspective. Cambridge: Polity Press, 2009.
________. Gender & Power: society, the person and sexual politics. California: Stanford University Press, 1987.
________. Masculinidades. Mexico: Universidad Nacional Autónoma de Mexico, 2003.
CORTEZ, Glauco. O conflito de um país inteiro: impressionante diálogo entre filho e o pai que tenta tirá-lo dos protestos. Disponível em: <http://cartacampinas.com.br/2014/06/o-impressionante-dialogo-entre-filho-e-o-pai-que-tenta-tira-lo-dos-protestos> Acesso em: 20 jun 2014.
MOSCHKOVICH, Marília. Pai e filho discutindo em meio a protesto é assunto seu. Disponível em: <http://papodehomem.com.br/pai-e-filho-discutindo-em-meio-a-protesto-e-assunto-seu/> Acesso em: 20 jun 2014.
SCALON, Celi. Juventude, igualdade e protestos. Revista Brasileira de Sociologia. Vol 01, n. 02. Jul/Dez 2013.