O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID

Autores

  • Mariana Rost Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

PIBID, Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Sociologia visual, Antropologia Visual.

Resumo

A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio aponta para a urgente elaboração de metodologias de ensino que sejam adequadas ao saber escolar e às diferentes visões de mundo dos alunos, a fim de que sejam apropriadamente instrumentalizados a compreender a complexidade das realidades sociais. Os recursos em imagem e vídeo são uma possibilidade a fim de desenvolver nos estudantes as potencialidades do pensar sociológico, despertando o olhar crítico e insatisfeito com o mundo que vê. Este artigo[1] objetiva apresentar a proposta e as diretivas de atuação do grupo de Licenciatura em Ciências Sociais do PIBID da Unisinos no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler em Novo Hamburgo - RS. A partir de trabalho etnográfico com alunos, o grupo buscou dialogar análises da realidade social urbana a partir da Sociologia e da Antropologia Visual com o contexto escolar, produzindo vídeos sobre temáticas relacionadas à composição dos grupos sociais no entorno da escola e as diversas relações sociais que lá se estabelecem, buscando uma maior qualificação do futuro professor, a formação continuada do professor em exercício e o estranhamento e a desnaturalização das realidades sociais por parte dos alunos. O desenvolvimento do projeto proporcionou uma aproximação da teoria com a prática por parte dos "pibidianos", uma familiarização dos alunos da escola com a Sociologia e Antropologia Visual e um recurso a mais para as aulas de Sociologia, potencializando análises e discussões sobre a realidade social urbana.

Palavras-Chave: PIBID; Ensino de Sociologia no Ensino Médio; Sociologia visual; Antropologia Visual


[1] Contribuíram para este artigo os colegas do PIBID Ciências Sociais Unisinos, 2012 - 2013, Angélica Nunes, Átila Alexius, Braian Aparecido de Almeida Gehlen, Leide Mailaine da Silva, Matheus Henrique Jung Nascimento e Viviane Flôres. Contribuiu ao texto, também, a professora supervisora Elisabeth Maria Backes Baccon.

Biografia do Autor

Mariana Rost, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (CAPES-PROSUP).
Licenciada em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Bacharela em Ciências Sociais na Universidade Luterana do Brasil.

Referências

AUGE, Marc. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.

BECKER, Howard. A escola de Chicago. Mana 2(2):177-188, 1996.

BOURDIEU, Pierre et al. Lições da Aula. São Paulo: Editora Ática S.A., 1988.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2013.

CAPES. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 26 nov. 2013.

FERNANDES, Florestan. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Ed. 4.TA Queiroz. 1980.

GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A Interpretação das Culturas. 1ed. 13reimpr., Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HONORATO, Tony. A Tribo Skatista e a Instituição Escolar: o poder escolar em uma perspectiva sociológica. Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado). Universidade Metodista de Piracicaba: 2005.

MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.

MAFFESOLI, Michel. A Contemplação do Mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios Ed., 1995.

MAGNANI, José Guilherme C. A antropologia urbana e os desafios da metrópole. Tempo Social Revista de Sociologia da USP. São Paulo: v.15 n.1. Apr. 2003.

__. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo: v.17 n.49, jun. 2002.

MARGULIS, Mario; URRESTI, Marcelo. La juventudes más que una palabra. In: Margulis, M. (org.). La juventudes Más Que una Palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996.

MARTINS, Humberto. Sobre o lugar e os usos das imagens na antropologia: notas críticas em tempos de audiovisualização do mundo. In: Etnográfica, vol. 17 (2), 2013.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

MIRZOEFF, Nicholas. La cultura visual contemporânea: política y pedagogía para este tiempo. Entrevistadora: Inês Duessel. Revista Propuesta Educativa, n. 31, Ano 17, junho de 2008. Disponível em: <http://www.propuestaeducativa.flacso.org.ar/archivos/entrevistas/31.pdf>. Acesso em 20 dez. 2013.

MOURA, Lisandro Lucas de Lima. Imagem e conhecimento: a educação do olhar no ensino de Sociologia no Ensino Médio. 2010, 91f. Monografia. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é contracultura. 7º ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

PINTAUDI, Silvana Maria; FRÚGOLI JR., Heitor (orgs.). Shopping Centers: espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

ROUANET, Sérgio Paulo. O Olhar iluminista. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SILVA, Ângelo. A modernidade invade as cidades: os shopping centers e as mudanças do urbano. In: Sociologia Urbana: a segregação social, o que leva à fragilização das redes de relações sociais.Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2009.

SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio G. (Org.). O fenômeno urbano. 4a.ed.Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

WACQUANT, Loïc. Seguindo Pierre Bourdieu no campo. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n. 26, pp.13-29, 2006.

WHYTE, William Foote. La sociedad de las esquinas. México: Diana, 1971. 428 p.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Rost, M. (2015). O professor na escola básica e a utilização de recursos de imagem no ensino de Sociologia: uma proposta PIBID. Revista Café Com Sociologia, 4(1), 46–64. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/432

Edição

Seção

Relato de Experiência Docente