Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais

Autores

  • Roberto Izoton Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Ciências Sociais. Educação. Relações de Gênero.

Resumo

Este texto apresenta a experiência docente realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom José Mauro Pereira Bastos, no primeiro trimestre letivo do ano de 2013, em que discuti com os alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e em uma turma de 5 anos da Educação Infantil o tema das relações de gênero. O projeto Relações de Gênero foi desenvolvido dentro das atividades das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais da Rede Municipal de Ensino de Cariacica. Tais práticas também são objeto desse texto. O projeto, a partir da distinção entre sexo (dado biológico) e gênero (dado social), pretendeu discutir com as crianças sobre a construção dos papéis de gênero, levando-os a refletir sobre o seu caráter de construção social, além de desconstruir o sexismo e o machismo que ainda impera sobre as relações de gênero, bem como contribuir para o empoderamento das meninas, mostrando que suas aspirações profissionais não dependem de sua identidade de gênero.

Referências

CARIACICA. Lei Nº 4.505, 14 de agosto de 2007. Disponível em: <http://www.legislacaoonline.com.br/cmcariacica/images/leis/html/L45052007.html>. Acesso em: 12 fev. 2014.

______, Documento de Consolidação das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Cariacica, 2009. 53 p. (mimeo)

HEILBORN, Maria Luiza; ARAUJO, Leila; BARRETO, Andreia (Orgs.). Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER). Módulo II "“ Políticas Públicas e Gênero. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.

RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

FACA SEM PONTA GALINHA SEM PÉ (Curta Metragem). Antônio Carlos Fontoura, 2009. 13 min. son. color.

FINCO, Daniela. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. Pro-Posições. V. 14, n. 3 (42) - set./dez. 2003. Disponível em: <http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/textos/42-dossie-fincod.pdf>. Acesso em 01 jan. 2013.

MULAN (Filme). Kenneth Chisholm, 1998. 88 min. son. color.

RIBEIRO, Marcos; SALGUEIRO, Bia. Menino Brinca de Boneca? Rio de Janeiro: Salamandra, S. d. Livro digitalizado.

TOQUINHO, Cada um é como é. Clipe animado produzido por Pedro Carneiro. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=nu1vTj-rWjk>. Acesso em: 19 fev. 2013.

Downloads

Publicado

2015-07-18

Como Citar

Izoton, R. (2015). Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais. Revista Café Com Sociologia, 4(2), 25–34. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498

Edição

Seção

Relato de Experiência Docente