Barroco: uma nova opção para a interpretação do Brasil

Autores

  • Wallace Faustino da Rocha Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Barroco, Iberismo, Brasil.

Resumo

O objetivo do texto é o de tentar proporcionar ao Pensamento Social e Político Brasileiro caminhos alternativos para a interpretação do Brasil. O argumento funda-se na relevância da tradição no processo de produção do conhecimento, a enfatizar a incongruência em qualquer consideração sumamente racional quanto à constituição brasileira. Desse modo, ampara-se nos sermões de Antonio Vieira, por atribuir-lhe a capacidade de ecoar as vozes de seu tempo, o pensamento de todo o século XVII a ressonar a inquietude ibérica diante das contestações à sua forma de vida, fundada na cosmologia proveniente da escolástica. Presume-se que nos textos do jesuíta ressoam um barroco ansioso para uma reconstrução do mundo, de seu mundo. A ideia é a de confrontar esta perspectiva tendo em vista a sua atuação no Brasil. Ou seja, questiona-se como os dilemas enfrentados pelos ibéricos refletem em uma tentativa de (re)construção de uma tradição no Brasil.

Biografia do Autor

Wallace Faustino da Rocha Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF)

Referências

ARGAN, G. C. Imagem e persuasão "“ ensaios sobre o Barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

AZEVEDO, J. L. História de Antonio Vieira (2 vols.). Lisboa:Livraria Clássica, 1931.

BARBOZA FILHO, R. Tradição e artifício "“ iberismo e Barroco na formação americana. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2000.

____________.As linguagens da democracia. RBCS, vol. 23, n. 67, pp. 15-37,junho 2008.

____________.A modernização brasileira e o nosso pensamento político.Perspectivas, vol. 37, pp. 15-64, jan./jun. 2010.

BOSI, A. Antônio Vieira, profeta e missionário "“ um estudo sobre a pseudomorfose e a contradição (1). Estudos Avançados, 22 (64), 241-254, dez. 2008.

____.Antônio Vieira, profeta e missionário "“ um estudo sobre a pseudomorfose e a contradição (2). Estudos Avançados, 23 (65), 247-270, 2009.

CÂNDIDO, A. Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2002.

EISENBERG, J. As missões jesuíticas e o pensamento político moderno "“ encontros culturais, aventuras teóricas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

GADAMER, H. G. Verdade e método I "“ traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

HATZFELD, H. Estudos sobre o Barroco. São Paulo: Perspectiva, 2002.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

MACINTYRE, A. Justiça de quem? Qual racionalidade? São Paulo: Edições Loyola, 2008.

MARAVALL, J. A. A cultura do Barroco "“ análise de uma estrutura histórica. São Paulo: EDUSP, 2009.

MORSE, R. O espelho de Próspero "“ cultura eidéias nas Américas. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SKINNER, Q. Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

VAINFAS, R.Antonio Vieira. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

VÉLIZ, C. The new world oftheGothic Fox "“ cultureandeconomy in Englishand Spanish America. Los Angeles: UniversityCalifornia Press, 1994.

VIEIRA, A. Sermões. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957.

_____. Sermões (8 volumes). São Paulo: Edições Loyola, 2010.

WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

da Rocha Rodrigues, W. F. (2016). Barroco: uma nova opção para a interpretação do Brasil. Revista Café Com Sociologia, 5(1), 70–84. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/501

Edição

Seção

Artigos