O cinema à prova da opinião

Autores

  • Heitor Benjamim Campos UENF

Palavras-chave:

Cinema, Públicos, Gosto, Opinião, Moralidades

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender a dinâmica da relação dos atores sociais com seus públicos na situação homem-cinema. Entendendo o gosto cinematográfico como um marcador de diferenças e identidades sociais, pretendo mostrar algumas experiências desse diálogo entre humanos e o cinema, problematizando as recorrências e contradições do seu consumo.

The objective of the paper is to understand the relation dynamics between the social actors and his public in a man-cinema situation. Understanding cinematic taste as a marker of difference and social identity, i intend to show some experiences about this dialogue between humans and cinema, problematising recurrences and contradictions of it"™s consumption.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAZIN, André. O que é o cinema?. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1999.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. 1997. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010

DELEUZE, G. Pourparlers. Paris: Les Éditions de Minuit, 1992.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade. São Paulo, 34, 2001.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1989.

HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria ator-rede. EdUfba, 2012.

LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. A Monadologia. São Paulo: Abril Cultural, 1974. TARDE, Gabriel. A opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

TARDE, Gabriel. La Croyance et le Désir. In: Essais et Mélanges Sociologiques, 1980.

TARDE, Gabriel. Les Lois de l"™Imitation. Paris, Félix Alcan, 1890.

TARDE, Gabriel. Les Lois Sociales "“ Esquisse d"™une Sociologie. Paris: Félix Alcan, 1898.

TARDE, Gabriel. Les Transformations du Pouvoir. Paris, Félix Alcan, 1898.

TARDE, Gabriel. Monadologia e sociologia "“ e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

VARGAS, Eduardo Viana. A microssociologia de Gabriel Tarde. 27, 1995.

FILMOGRAFIA

: Uma Odisseia no Espaço. EUA, 1968, 148 min. Dirigido por Stanley Kubrick

American Sniper. EUA, 2014, 133 min. Dirigido por Clint Eastwood.

As Horas. EUA, 2002, 114 min. Dirigido por Stephen Daldry.

Birdman. EUA, 2014, 119 min. Dirigido por Alejandro G. Iñárritu.

Brokeback Mountain. EUA, 2005, 134 min. Dirigido por Ang Lee.

Django Livre. EUA, 2012, 165 min. Dirigido por Quentin Tarantino.

Festa de Família. Dinamarca, 1998, 105 min. Dirigido por Thomas Vinterberg.

Frida. EUA, 2002, 123 min. Dirigido por Julie Taymor.

Le Mystère Picasso. França, 1956, 78 min. Dirigido por Henri-Georges Clouzot.

Lemon Tree. Israel, 2008, 106 min. Dirigido por Eran Riklis.

Mississippi Burning. EUA, 1988, 128 min. Dirigido por Alan Park.

Procurando Nemo. EUA, 2003, 100 min. Dirigido por Lee Unkrich.

The Dark Knight Rises. EUA, 2012, 165 min. Dirigido por Christopher Nolan.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Campos, H. B. (2016). O cinema à prova da opinião. Revista Café Com Sociologia, 5(2), 47–63. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/663

Edição

Seção

Artigos