Pokémon GO: Um reflexo dos usos e contradições da Internet brasileira

Autores

  • Laysmara Carneiro Edoardo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Internet, Cidade, Interação tecnologicamente mediada

Resumo

Diferentemente de outros aplicativos de interação mediada, o jogo Pokémon GO, lançado no Brasil em agosto de 2016, tem promovido a circulação e a interação dos jogadores pela "“ e com "“ a cidade, o que demonstra por sua vez diferenças reveladoras quando tomadas, por exemplo, as condições de conexão com a Internet e a posição geográfica do usuário, de modo que essa contingência resulta em avanços coletivos diferentes de acordo com a relação entre a infraestrutura técnica da Internet brasileira e o georreferenciamento produzido internamente pelo próprio jogo. Para discutir tais fatos e compreender a forma pela qual o jogo explicita as disparidades no acesso à Internet no Brasil, além da observação participante, um questionário com 50 questões foi respondido por 1.000 jogadores até os primeiros 20 dias após o lançamento do jogo. As questões foram distribuídas em quatro seções: identificação, mapeamento, questões técnicas e comportamentos, fornecendo chaves para a produção de categorias que permitiram a análise das desigualdades regionais, do trânsito em diferentes espaços da cidade, das condições técnicas de dispositivos e conexão, bem como das apropriações geracionais.

Biografia do Autor

Laysmara Carneiro Edoardo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Produz pesquisa interdisciplinar sobre as relações entre imagem e virtualidade, no que tange a ficcionalização do cotidiano.

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

Edoardo, L. C. (2017). Pokémon GO: Um reflexo dos usos e contradições da Internet brasileira. Revista Café Com Sociologia, 6(2), 161–190. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/708

Edição

Seção

Artigos