REPENSANDO AS RELAÇÕS DE PARENTESCO NA CONTEMPORANEIDADE: Alguns Desafios teóricos às Ciências Sociais a partir de "O Clamor de Antígona", de Judith Butler
Resumo
É crescente a projeção de Judith Butler no cenário intelectual internacional, sendo amiúde considerada uma filósofa por seus interlocutores. No Brasil, o conhecimento e o reconhecimento de suas contribuições e aportes teóricos se deram, sobretudo, com a publicação, em 2003, de "Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade", lançado treze anos depois da publicação original em inglês. No âmbito da academia brasileira, a divulgação de seu pensamento tem se restringido ao círculo de estudos denominados feministas, de gênero e queer. Resenhar uma obra sua para uma revista de ciências sociais requer, portanto, destacar, entre as inúmeras contribuições dadas pela pensadora, aquelas que, por sua própria força e densidade, impõem desafios aos modos pelos quais certas questões foram tradicionalmente tratadas por estas ciências. Isso exime o resenhista da responsabilidade, já amplamente reconhecida, de querer esgotar o pensamento de determinado autor nas poucas páginas que lhe cabe, mas traz à tona o desafio de estabelecer um diálogo entre campos cuja aproximação nem sempre é bem vista ou quista.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003a.
______. "O parentesco é sempre tido como heterossexual?" Cadernos Pagu, nº21, pp. 219-260, 2003b.
______. Vida precaria: el poder del duelo y la violencia. Buenos Aires: Paidós, 2006.
______. O clamor de Antígona: parentesco entre a vida e a morte. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Imago, 1972.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 1997.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LACAN, Jacques. O seminário, livro XI: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
OLIVEIRA, Marcos de Jesus. "Como reivindicar direitos humanos se você não é considerado(a) humano(a): revisitando alguns discursos contemporâneos contrários à homoparentalidade". In: GALINKIN, Ana Lúcia; SANTOS, Claudiene (orgs.). Gênero e psicologia social: interfaces. Brasília: TechnoPolitik, 2010, pp. 275-299.
ROUDINESCO, Elisabeth. A família em desordem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
RUBIN, Gayle. El tráfico de mujeres: notas sobre la "economía política" del sexo. In: Nueva Antropologia, vol. VIII, no. 30, México, 1986.