Modos de apreensão e representação da luta social do MST no cinema documentário: da terra ao sonho de Rose
Palavras-chave:
representação fílmica, cinema documentário, movimentos sociais.Resumo
O presente artigo é produto de um estudo sobre as representações da luta social do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos filmes documentários Terra Para Rose (1987) e O Sonho de Rose: dez anos depois (1997), os dois realizados pela diretora Tetê Moraes. Para a consecução deste escopo, analisamos as imagens desenvolvidas sobre traços do cotidiano dos sem-terra em situações singulares registradas pelos filmes, tais como: o cotidiano dos camponeses sem-terra na primeira ocupação a latifúndio do MST, o papel da religiosidade popular na construção do referencial simbólico de luta, o contexto econômico-produtivo de um assentamento do MST e a relação dos antigos sem-terra com o movimento enquanto agricultores assentados, etc. Objetivamos com esta análise, sobretudo, compreender o modo pelo qual os filmes documentários se apropriam de circunstâncias bem particulares do contexto de ação política dos movimentos sociais (em particular o do MST) e através deste trabalho elabora um registro e um discurso extremamente complexo, rico e por vezes contraditório sobre situações de conflito social no campo no Brasil.
Referências
Referências bibliográficas:
GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética a história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
CARROLL, Noel. Ficção, não-ficção e o cinema de asserção pressuposta: uma análise conceitual. In: RAMOS, Fernão (Org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2005. cap. 1 p. 69-103.
PORTELLI, Hughes. Religião e ideologia; Igreja e aparelhos metodológicos. In:______. Gramsci e a questão religiosa. São Paulo: Paulinas, 1984.
RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). A cicatriz da tomada: documentário, ética e imagem-intensa. In:______. Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Senac, 2005. cap. 1 p. 159-226.
ROMANO, Roberto. Brasil: Igreja contra Estado. São Paulo: Kairós, 1979.
SOUZA, Maria do Carmo C. Campello de Souza. Estado e Partidos Políticos no Brasil (1930 a 1964). São Paulo: Alfa e Omega Ltda, 1976.
WEBER, Max. A psicologia social das religiões mundiais. In: ______. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. cap. 11 p. 309-346.
Referências Audiovisuais:
O SONHO DE Rose. Direção: Tetê Moraes. Produção: Vem Ver Brasil. Roteiro: Paulo Halm e Tetê Vasconcellos. Intérpretes: Darci, Ana e outros. [Rio de Janeiro: Riofilme], 2001. 1 DVD (92 min).
TERRA PARA Rose. Direção: Tetê Moraes. Produção: Vem Ver Brasil. Roteiro: José Joffily e Tetê Moraes. Intérpretes: Rose, Arnildo Fritzen e outros. [Rio de Janeiro: Riofilme],1987. 1 DVD (95min).