QUESTÕS DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO: interfaces em sociologia, biologia e interdisciplinaridade

Autores

  • Neilton dos Reis Universidade federal de Juiz de Fora
  • Isabela Goularth Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Ensino de Biologia, Estudos de Gênero, Interdisciplinaridade

Resumo

Nesta argumentação, apresentamos um ensaio teórico no campo temático da identidade, diversidade e relações de Gênero no espaço educacional, no qual destacamos as disciplinas escolares de Sociologia e de Biologia como espaços privilegiados para o fomento de discussões na área. Iniciamos com as implicações das discussões de Gênero no ambiente escolar e curricular para, então, explorar as duas disciplinas e suas questões particulares. Buscamos ainda lançar olhar à interdisciplinaridade como caminho possível a ser percorrido por professoras e professores que visam ampliar os debates para além de suas disciplinas isoladas. Com isso, propomos uma reflexão questionadora dos posicionamentos que a Sociologia e Biologia escolar "“ bem como toda a escola "“ têm assumido, de maneira a repensar currículo e práticas educativas que promovem a desigualdade e invisibilidade de gêneros.

Biografia do Autor

Neilton dos Reis, Universidade federal de Juiz de Fora

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado) na Universidade Federal de Juiz de Fora. Participa como estudante do Grupo de estudos e pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED/UFJF) e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEnBio/UFRRJ).

Isabela Goularth, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pelaUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente graduanda em Direito pela mesma Universidade. Trabalha como Docente na Prefeitura Municipal de Itaguaí.

Referências

ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais. Revista Estudos Feministas, v. 9, p. 575-585, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104026X2

&nrm=iso>. Acesso em: 05 de agosto de 2016.

ARAÚJO, Denise. Outras falas sobre gênero e sexualidade na escola. Revista Periódicus. Salvador, v. 1, n. 2, p. 19-27, 2014.

BASTOS, Felipe. "A diretora sabe que você está trabalhando isso na sala de aula?": Diversidade sexual e ensino de ciências. Dissertação. 180p. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. 2015.

BASTOS, Felipe; PINHO, Raquel; PULCINO, Rachel. Diversidade Sexual na escola: três perspectivas sobre silenciamentos de sujeitos e saberes. IN: ANDRADE, Marcelo (org.). Diferenças silenciadas "“ Pesquisas em Educação, preconceitos e discriminações. Rio de Janeiro: 7 Letras. 2015.

BORTOLINI, Alexandre; COLBERT, Melissa; BICALHO, Pedro; MOSTAFA, Maria; POLATO, Roney; PINHEIRO, Thiago. Trabalhando Diversidade Sexual e de Gênero na Escola: Currículo e Prática Pedagógica. 1 ed. 144p. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília. v 3. 2006

BURILLE, Stephanie. Gênero e Sexualidades nas aulas de Sociologia: um olhar sobre a percepção discente. Revista Vernáculo. Curitiba. n.36, 2º semestre. 2015

CARLOS, Jairo. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidade. Dissertação. 172p. Universidade de Brasília. Mestrado profissional em Ensino de Ciências. 2007.

CNBB. Nova ameaça da Ideologia de Gênero. Disponível em: <http://www.cnbb.

org.br/outros/dom-orani-joao-tempesta/16657-nova-ameaca-da-ideologia-de

-genero>. Acesso em: 29 de junho de 2015.

DINIZ, Cassiane. Quem inventou o sexo? Experiências cotidianas de crianças e professoras acerca de gênero e sexualidade. 2014. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social). Universidade de Brasília, Brasília.

FAUSTO-STERLING, Anne. Cuerpos sexuados: la política de género y la construcción de la sexualidad. Barcelona: Melusina. 526p. 2006.

FERREIRA, Ricardo; CAMARGO, Amilton. A naturalização do preconceito na formação da identidade do afro-descendente. EccoS Revista Científica. São Paulo. vol. 3, núm. 1, junho, 2001, pp. 75-92

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. (Organização e tradução de Roberto Machado). Rio de Janeiro: Edições Graal. 1979.

GAGNON, John. Uma interpretação do desejo. 455p. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2006. ISBN 8576170914.

LIMA, Jacob; CORTES, Soraya. A sociologia no Brasil e a interdisciplinaridade nas ciências sociais. Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 416-435, set.-dez. 2013

LIMA, José; COSTA, Joicy; PERNAMBUCO, Marta. Ensino médio e interdisciplinaridade: reflexões sobre o ensino de sociologia. HOLOS. Natal. Ano 28, Vol 2. p. 174-183. 2012.

LOURO, Guacira Lopes. Educação e Gênero: a escola e a produção do masculino. In: SILVA, Tomaz. Reestruturação curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira. O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Traduções: Tomaz Tadeu da Silva. 2º ed. 127p. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

OLIVEIRA, Polyanna. A importância do ensino sobre questões de gênero na educação. IN: II Seminário de Estágio da Licenciatura em Ciências Sociais. UEL, 2011.

PEREIRA, Ilídio. O discurso midiático e a produção de identidade social. IN: III Seminário Internacional Organizações e sociedade. PUCRS, 2008.

PETRUCCI, Inês. Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora. Pro-Posições. Campinas, v. 18, n. 2 (53), p. 51-65. 2007.

PULCINO, Rachel; PINHO, Raquel; ANDRADE, Marcelo. Papéis e identidades de gênero no cotidiano escolar: a percepção dos/as jovens sobre as relações entre os sexos. Em Aberto. Brasília., v. 27, n. 92, p. 127-146, 2014.

QUEIROZ, Jandira. Rumo ao final do arco-iris: O que mudou no discurso sobre personagens homossexuais na grande midia de entretenimento na ultima decada e por que? 66p. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Brasília.

SCORALICK, Kelly. Mídia, cidadania, informação e direito à comunicação: a identidade dos deficientes nos telejornais. IN: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. UFRJ. Rio de Janeiro. 2009.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol.20, nº2. 1995, p. 71-99.

SENKEVICS, Adriano; POLIDORO, Juliano. Corpo, gênero e ciência: na interface entre biologia e sociedade. Revista da Biologia. São Paulo. v. 9, n. 1, p. 16-21, 2012.

TRINDADE, Inêz. Interdisciplinaridade e Contextualização no "Novo Ensino Médio": conhecendo obstáculos e desafios no discurso dos professores de Ciências. Dissertação. 139p. Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-graduação em Educação e Ciências e Matemáticas.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

dos Reis, N., & Goularth, I. (2017). QUESTÕS DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO: interfaces em sociologia, biologia e interdisciplinaridade. Revista Café Com Sociologia, 6(1), 88–106. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/774