RELATO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA: uma análise do filme Baixio das Bestas de Cláudio Assis (Brasil, 2007)
Palavras-chave:
violência de gênero, cultura do açúcar, cinema pernambucano.Resumo
Para Howard Becker, romances, estatísticas, histórias, etnografias, fotografias, filmes, e qualquer outra forma pela qual pessoas tentam contar a outras pessoas o que sabem sobre sua sociedade ou alguma outra sociedade são também "relatos sobre a sociedade". No caso específico do filme (documentários ou de ficção), estamos perante uma forma audiovisual de representação da sociedade através da qual, de forma mais ou menos declarada segundo o caso, o cineasta "fala da sociedade" e propõe uma teoria sobre a sociedade ou sobre um aspecto desta. Estimulados pela proposta de Becker nos interessa neste artigo decifrar a "teoria" e alguns dos supostos sobre as relações de gênero que o filme Baixio das Bestas (Brasil, 2007), do diretor pernambucano Cláudio Assis, carrega.
PALAVRAS-CHAVE: Violência de Gênero. Cultura do Açúcar. Cinema Pernambucano.
ACCOUNTS ABOUT GENDER AND VIOLENCE IN THE PERNAMBUCO"™S ZONA DA MATA: an analysis of the film Baixio das Bestas de Cláudio Assis (Brazil, 2007)
ABSTRACT
For Howard Becker, novels, statistics, histories, ethnographies, photographs, films, and any other way in which people try to tell other people what they know about their society or some other society can be understood as "explanations about society." In the case of films (documentaries or fiction), we face an audiovisual form of representation of society through which the filmmaker seeks to "speaks of society" and proposes a "theory" about it or about one aspect of it. Encouraged by Becker's proposal we are interested in this article in deciphering the theory as well as some of the assumptions about gender relations that the film Baixio das Bestas (Brasil, 2007), directed by Claudio Assis, introduce.
KEY-WORDS: Gender Violence. Sugar-Cane Culture. Pernambuco"™s Cinema.
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