Le Brio: a universidade francesa, a herança social e cultural e a terceira geração de imigrantes

Autores

Palavras-chave:

Cinema. Universidade francesa. Imigração. Origem social. Destino social.

Resumo

Com o intuito de refletir sobre as correlações entre o pensamento de Pierre Bourdieu e o cenário contemporâneo ligado ao acesso de filhos de imigrantes no ensino superior na França, o texto faz uma análise do filme francês de comédia Le Brio, lançado 2017 na Europa e somente em 2018 no Brasil, dirigido por Yvan Attal. A descrição da película é seguida de uma análise centrada nas tensões e transformações sociais colocadas pelos fluxos imigratórios em França no campo da escolarização, de forma mais ampla, e do ensino superior, de forma mais específica. A personagem principal, Neïla Salah (Camélia Jordana), uma estudante francesa de descendência argelina, ingressa em uma universidade de prestígio em Paris e esta é a relação entre origem e destino social improvável responsável por tecer a trama do filme e, em nossa mirada analítica, expressão dos conflitos que se materializam para sujeitos sociais como Neïla, oriundos de um grupo que historicamente não é considerado “herdeiro” das posições universitárias prestigiosas.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM); Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL)/Bolsa Erasmus Mundus, com Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jéssica Monteiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda em Letras/Língua e Literatura Francesa na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Referências

BEAUD, Stéphane. La France des Belhoumi: Portraits de famille (1977-2017). Paris: La Découverte, 2018.

BLANCHARD, Emmanuel. Histoire de l’immigration algérienne en France. Paris: La Découverte, 2018.

BOURDIEU, Pierre. Senso Prático. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. 2. ed. Petrópolis: Ed. Vozes 2009.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

DURU-BELLAT, Marie. Amplitude e aspectos peculiares das desigualdades sociais na escola francesa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 13-30, jan./abr.2005.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo, Editora Ática, 2008.

MÉZIÉ, Nadège. De imigrantes pobres à classe média: trajetória de uma família franco-argelina que contradiz as estatísticas. Sociologias, Porto Alegre, ano 21, n. 50, jan./abr. 2019, p. 312-325.

NOGUEIRA, Claudio; NOGUEIRA, Maria Alice. Os Herdeiros: fundamentos para uma sociologia do ensino superior. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 130, p. 47-62, jan./mar. 2015.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Silva, C. F. da, & Monteiro, J. (2021). Le Brio: a universidade francesa, a herança social e cultural e a terceira geração de imigrantes. Revista Café Com Sociologia, 10. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1252

Edição

Seção

Sociologia e Filme