A escola como espaço para reflexão: um relato de uma experiência docente em gênero e sexualidade

Autores

  • Tânia Welter UFFS
  • Leandra Batista de Azevedo
  • Patricia Schons

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Diversidade, Escola

Resumo

Esta comunicação apresenta um relato sobre a realização da "Oficina Gênero e Sexualidade", realizada em novembro de 2013, na EEB Marechal Bormann, localizada em Chapecó/Santa Catarina, envolvendo estudantes de ensino médio e alguns docentes. A oficina, cujo objetivo principal foi estimular a reflexão sobre questões de gênero e sexualidade com jovens estudantes, foi dividida em quatro módulos, objetivando primeiramente ouvir relatos e depois promover o contato de estudantes com as teorias de gênero e sexualidade, instrumentalizando-os para refletir sobre as experiências vividas. Foram utilizados recursos didáticos diversos, como "dispositivos", teatro, produção de cartazes e textos, debates e aula expositiva. Essa atividade proporcionou: a) às coordenadoras uma experiência de atuação docente numa formação em gênero e sexualidade; b) à escola uma oportunidade de formação diferenciada sobre gênero e sexualidade para estudantes, docentes e outros/as profissionais da educação; e c) aos/às estudantes que participaram da oficina um espaço para expressarem opiniões, desabafos e dúvidas, e também de debates e construção de conhecimento coletivo. Percebeu-se que a escola é um espaço importante para troca de conhecimentos, reflexões, problematizações, estímulo para relações tolerantes e respeito às diferenças, inclusive de gênero e sexuais.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A participação da arte na educação e cidadania. Agência USP de Notícias, São Paulo, 3 abr. 2000. Disponível em <http://www.usp.br/agen/bols/2000/rede529.htm>. Acesso em 24 abr. 2013.

BARRETO, A.; ARAÚJO, l.; PEREIRA, M. E. (Orgs.). Gênero e Diversidade na Escola: Formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Livro de Conteúdos. Versão 2009. Rio de Janeiro/Brasília: CEPESC/SPM, 2009.

CARRARA, S. et al. (Orgs.). Gênero e Diversidade na Escola: Formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Caderno de Atividades. Rio de Janeiro/Brasília: CEPESC/SPM, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GROSSI, Miriam Pillar. Identidade de Gênero e Sexualidade. (edição revisada) Antropologia em Primeira Mão, Florianópolis: UFSC/PPGAS, n. 24, 2010.

PICAZIO, Claudio. No país de Blowminsk. In: Sexo Secreto: temas polêmicos da sexualidade. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

SARTORI, Ari. Origem dos estudos de gênero. In: SARTORI, Ari; BRITTO, Néli Suzana (Org.). Gênero na Educação: espaço para diversidade. 2. ed. Florianópolis: GENUS, 2006.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, (colocar o número e volume, se tiver) p. 5-22, jul./dez. 1990.

Downloads

Publicado

2014-05-01

Como Citar

Welter, T., de Azevedo, L. B., & Schons, P. (2014). A escola como espaço para reflexão: um relato de uma experiência docente em gênero e sexualidade. Revista Café Com Sociologia, 3(2), 14–21. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/249

Edição

Seção

Relato de Experiência Docente