Sociologia & Rock : música como instrumento para reflexão em sala de aula.
Palavras-chave:
Sociologia, Rock, Ensino.Resumo
Resumo: O presente artigo busca discutir a relação entre a música e a sociologia, como instrumento para aprender a sociologia em sala de aula. Compreende-se a música como elemento cultural trás contribuições históricas e que está presente na sociedade em diversas esferas. A música é um produto de utopias e recorte da realidade, o que nos ajuda a discutir sobre aspectos sociais que nos envolve. A música, e em especial o rock pode vim atrelado a uma crítica social e difusão de ideologias. Nessa perspectiva que analisa-se a música "Veraneio Vascaína" da banda Capital Inicial como instrumento para reflexão e conhecimento no estudo de Sociologia.
Referências
ALEXANDRE, Ricardo. O rock e o Brasil nos anos 80. Dias de luta. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2002
ARANHA, M.L.A. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.
ASSUNÇÃO, Fernando Luís. Assassinados pela ditatura. Santa Catarina. Florianópolis: Insular, 2004
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Memória e Sociedade. Portugal, Lisboa; Difel, 1989
CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
CHACON, Paulo. O que é rock. Brasiliense: 1985
CAREGNATO, A.C.R; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: Análise de discurso versus análise de conteúdo. Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2005.
FIUZA, Alexandre Felipe. O Ensino de História e a Ditadura Militar. In: CERRI, Luís Fernando. Curitiba: Casa Editorial Tetravento Ltda, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PINTO Thiago, O. Som e Música. Questões de uma Antropologia Sonora. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2001, V. 44 nº 1.
ROSS, A. Escuta só: do clássico ao pop. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.