As diléticas presentes no Pensamento Social Brasileiro: breves notas reflexivas a partir do Tropicalismo e de Belchior

Autores

  • Juliana Schumacker Lessa Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Pensamento social brasileiro. Dialética da marginalidade. Dialética da malandragem.

Resumo

Neste artigo, busca-se aprofundar o estudo sobre o pensamento social brasileiro e suas decorrências na formação de uma imagem simbólica brasileira, fundamentalmente, em torno de dois textos: "Dialética da malandragem" (1970), de Antônio Cândido e "Guerra de relatos no Brasil contemporâneo. Ou "˜Dialética da marginalidade"™" (2004), de João Cezar de Castro Rocha. Destes dois textos que trabalham as dialéticas presentes na formação cultural e política brasileira, a tentativa consistiu em contrapô-los com duas composições musicais que atravessam e revelam, por um lado uma ´dialética da malandragem´ em "É proibido proibir", apresentada por Caetano Veloso no Festival Internacional da Canção, em 1968 e, por outro, uma ´dialética da marginalidade´ em "Eu sou apenas um rapaz latino americano", de Belchior, lançada no álbum "Alucinação", no ano de 1976. O exercício de perlaboração dessas composições são reveladores das dialéticas presentes na formação do Brasil contemporâneo, trabalhadas por Cândido e Rocha, mostrando como elas ressoam na produção estética de um tempo.

This article aims to deepen the study of the Brazilian social thought and its consequences in the formation of a Brazilian symbolic image, fundamentally around two texts: "Dialectic of malandroism" (1970), by Antônio Cândido and "War reports in contemporary Brazil. Or 'Dialectic of marginality'"(2004), by João Cezar de Castro Rocha. Using these two texts, that work the dialectics present in the Brazilian cultural and politics formation, the attempt was to counter them with two musical compositions that cross and reveal, on the one hand, a ´dialectic of malandroism´ in É proibido proibir, by Caetano Veloso at the International Festival Song in 1968 and, on the other hand, a ´dialectic of marginality´ in Eu sou apenas um rapaz latino americano, by Belchior, launched in the Alucinação album, in 1976. The exercise of elaboration of these compositions might had revealed the dialectics presents in Brazil contemporary formation, worked by Cândido and Rocha, and might had showed how they resonate in the aesthetic production for a certain historical time.

Biografia do Autor

Juliana Schumacker Lessa, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina

Linha de investigação - Sociologia e História

Programa de Pós-Graduação em Educação

Centro de Ciências da Educação

Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

BELCHIOR. Antônio Carlos F. F. Eu sou apenas um rapaz latino americano. Álbum Alucinação, 1976. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BxPJodiQyQU. Último acesso em: 10 de dez. de 2015

BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. Raízes do Brasil. 26º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

______. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000.

BRAGA, Ruy. A rebelião estudantil: para além do espetáculo. Revista Cult - 1968: muito além de maio, v. 126, ano 11, jul./2008

CÂNDIDO, Antônio. Dialética da Malandragem (caracterização das Memórias de um sargento de milícias). In: Revista do Instituto de estudos brasileiros. n. 8, São Paulo, USP, 1970, pp. 67-89.

CARLOS, Josely Teixeira. Muito além de apenas um rapaz latino americano vindo do interior: investimentos interdiscursivos das canções de Belchior. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Centro de Humanidades. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2007.

FAVARETTO, Celso. Tropicália: Alegoria, Alegria. 3º ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

LINDÓN, Alicia. Diálogo con Néstor García Canclini ¿Qué son los imaginarios y cómo actúan en la ciudad? Entrevista realizada por Alicia Lindón, 23 de fevereiro de 2007, Cidade do México. Revista Eure, vol. XXXIII, n. 99, pp. 89-99. Santiago de Chile, agosto de 2007.

MURRAY, Charles Shaar. Jimi Hendrix. In: ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. 2016. Disponível em: https://global.britannica.com/biography/Jimi-Hendrix. Último acesso em: 4 de agosto de 2016.

MILLER, James E. The Beatles. In: ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. 2016. Disponível em: https://global.britannica.com/topic/the-Beatles. Último acesso em: 4 de agosto de 2016.

MATTA, Roberto da. Carnaval, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

ROCHA, João Cezar de Castro. A guerra de relatos no Brasil contemporâneo. Ou "˜A dialética da marginalidade"™. Revista Letras (UFSM). v. 28-29, Jan./dez. 2004. p. 153-184.

SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

VELOSO, Caetano. É proibido proibir. In: VELOSO, C. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, pp. 291-301 .

VELOSO, Caetano. É proibido proibir. Festival Internacional da Canção, Rio de Janeiro, 1968. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4xEz2uva_ZE. Último acesso em: 9 de dez. de 2015.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Lessa, J. S. (2016). As diléticas presentes no Pensamento Social Brasileiro: breves notas reflexivas a partir do Tropicalismo e de Belchior. Revista Café Com Sociologia, 5(2), 179–195. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/630

Edição

Seção

Artigos