CULTURA, IDENTIDADE E CORPORALIDADE NA IDADE MÉDIA: uma análise do filme "O Físico"

Autores

  • Virginia Arlinda da Silva Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO http://orcid.org/0000-0002-6817-0183
  • Flavia Helena de Faria FACULDADE NOVOS HORIZONTES
  • Rita De Cássia Pereira Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Palavras-chave:

Sociologia, filmes, cultura

Resumo

As concepções sobre o corpo e a religião na Idade Média trazem uma inquietação no ser humano, que repercute decisivamente nas atitudes e decisões do povo daquela época, pois a cultura expressava unidade entre corpo e alma e as doenças do corpo eram vistas como castigo para a alma. O presente artigo traz uma análise do filme "O Físico" sob a perspectiva sociológica, tratando de temas referentes à cultura, identidade e corporalidade na Idade Média. O objetivo é mostrar como esses temas podem interferir na maneira como as pessoas veem a si mesmas e aos outros. Os temas abordados ao longo deste estudo refletem o que diversos autores destacam como a socialização do corpo, carregado de significados e funções que se materializam conforme a época e os costumes de um povo.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo. Identidade. Cultura.

ABSTRACT

The conception of the body and religion brings a concern to the human being, which has a decisive impact on the attitudes and decisions of a people and of an era, in which culture was a unity between body and soul and the body diseases were seen as punishment for the soul. This article presents an analysis of the movie "The Physician" from a sociological perspective, dealing with themes related to culture, identity and corporality in the Middle Ages. The purpose is to show how these themes can interfere with the way people see themselves and others. The themes approached along this research reflect what many authors point out as the socialization of the body, imbricated with meanings and functions that materialize according to the time period and customs of a people.

KEYWORDS: Body. Identity. Culture.

Biografia do Autor

Virginia Arlinda da Silva Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Graduada e Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Atualmente é servidora pública ocupante do cargo de Assistente em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto, exercendo suas atividades junto à Diretoria de Orçamento e Finanças - DOF. Atuou também como tutora do curso de Administração Pública do Centro de Educação Aberta e Distância da UFOP.

Flavia Helena de Faria, FACULDADE NOVOS HORIZONTES

A formação acadêmica é Mestrado acadêmico em Administração pela Faculdade Novos Horizontes concluído no ano de 2015, Pós-graduação em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de São João Del Rei em 2008 e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Conselheiro Lafaite no ano de 2004. Atualmente atua como professora credenciada no curso de Admisnitração da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência acadêmica na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Rita De Cássia Pereira Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Doutora em Antropologia pela Unicamp. Possui graduação e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa e atua principalmente com os seguintes temas: corporalidade, cultura, identidade e consumo, sob a ótica da antropologia. Autora do livro "Uniforme e trabalho no Vale do Aço: discursos, práticas e significados simbólicos", publicado pela Editora UFV.

Referências

BAKHTIM, Mikhail Mikhailovitch. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Hucitec: São Paulo, 1987.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2001.

DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo Martins Fontes, 2007.

ECO, Umberto. Idade Média: bárbaros, cristãos e muçulmanos. Dom Quijote: Lisboa, 2010.

FREITAS, Eduardo de. "Identidade cultural (língua e religião)"; Brasil Escola. Disponível em < http://brasilescola.uol.com.br/geografia/identidade-cultural-lingua-religiao.htm> . Acesso em 24 de novembro de 2016.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Tradução Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. Petrópolis: Vozes, 2011.

GOFFMAN, Erving. Representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes. 2009.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

LE BRETON, David. A síndrome de Frankenstein. In: SANT'ANNA, D. B. (Org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.

LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Record, 2006.

MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: . Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU/Edusp.1974.

RODRIGUES, José Carlos. Tabu do Corpo. Rio de Janeiro: Achiamé. 1975.

RODRIGUES, José Carlos. O corpo na história. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

da Silva Cardoso, V. A., de Faria, F. H., & Pereira Farias, R. D. C. (2017). CULTURA, IDENTIDADE E CORPORALIDADE NA IDADE MÉDIA: uma análise do filme &quot;O Físico&quot;. Revista Café Com Sociologia, 6(2), 20–35. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/756

Edição

Seção

Sociologia e Filme

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)