REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
Palavras-chave:
Escola- relações de gênero-sociologia.Resumo
Resumo
O presente relato de experiência pretende discutir o ensino de sociologia no ensino médio dentro da perspectiva das relações de gênero, com base no estágio de prática de ensino realizado na Escola Rio Branco em Porto Velho-RO, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. Dentro da vivência e observação realizada em sala de aula, a proposta é buscar apontar elementos que demonstram a necessidade deste tema em sala de aula e que a ausência deste pode gerar a reprodução do preconceito, naturalização da desigualdade de gênero dentro a instituição escolar.
Palavras-chave: Escola. Relações de gênero. Sociologia.
LA ENSEÑANZA DE LA SOCIOLOGÍA EN LA ESCUELA SECUNDARIA Y LA PERSPECTIVA DE GÉNERO: las ausencias y silenciosResumen
En este relato de experiencia se analiza la sociología de la educación en la enseñanza secundaria desde la perspectiva de las relaciones de género, basado en la práctica de la enseñanza de campo de entrenamiento en la escuela de Rio Branco em Porto Velho-RO, con los estudiantes de la escuela secundaria de primero y segundo año. Dentro de la experiencia y la observación hecha en el aula, la propuesta es tratar de señalar los elementos que demuestran la necesidad de este tema en el aula y que la ausencia de esto puede generar la reproducción de los prejuicios, la naturalización de la desigualdad de género en la institución educativa.
Palabras clave: Escuela. Relaciones de género. Sociología.
Referências
MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: Periodização e Campanha pela obrigatoriedade. Caderno Cedes, Campinas, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI. Afrânio (Orgs). Escritos de educação. Petrópolis, Vozes, 1998.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma teoria do Sistema de Ensino. (Tradução de C. Perdigão Gomes da Silva), Lisboa: Ed. Vega, 2009.
COSTA, Ana Alice. As donas no poder. Mulher e política na Bahia. Salvador: NEIM/UFBA e Assembléia Legislativa da Bahia. 1998 (Coleção Bahianas, vol.2)
Ensino e Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência- Guia Prático para Educadores e Educadoras. São Paulo: NEMGE/CNPQ, 2º edição, revista e ampliada. TecArt Editora, 2006.
ESPINOZA, Olga. A Prisão feminina desde um olhar da criminologia feminista. Revista Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias,1(1):35-59, Jan-Dez, 2002.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. "Não temos que lidar com isso. Aqui não há gays nem lésbicas! " estados de negação da homofobia nas escolas. Trabalho apresentado na 32º reunião anual da ANPED, Caxambu, 2009.
GOFFMAN, Erving. Estigma-Notas sobre a Manipulação da Identidade deteriorada. São Paulo: Ed. Zahar, 1980.
REZENDE, Alice Maria. Santos, Educação, Gênero e Pobreza e a Pertinência e ações afirmativas. Revista Democracia Viva, nº 34, pp. 18-26, 2007.
RIGONI, Ana Carolina. Refletindo sobre as influências Religiosas que marcaram o corpo feminino. Artigo apresentado NO IV Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte. Faxinal do Céu, PR, 2008.
SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 190-207.
SILVA, Joseli Maria. Amor, Paixão e Honra como Elementos da Produção do Espaço Cotidiano Feminino. Revista Espaço e Cultura, UERJ, RJ, Nº. 22, P. 97-109, JAN./DEZ. DE 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
UNIR. Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, 2006.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: VELHO, Gilberto (Org). Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 2. ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987, p. 121-132.