Apresentação do Dossiê especial História do Ensino de Sociologia

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo/FFLCH-USP.
  • Marcelo Pinheiro Cigales

Resumo

É possível fazer a história do ensino de uma disciplina escolar? O que devemos dar ênfase nesse processo de pesquisa? Quais as fontes possíveis? São inúmeras os questionamentos que envolvem essa temática de pesquisa ainda em construção no Brasil. Se por um lado a História da Sociologia já se constitui em um campo de pesquisa relativamente presente nos congressosinternacionais, tais como ISA World Congress of Sociology, Research Commitee on History of Sociology (RC08), por outro, ainda será necessário muitos esforços para chegarmos a uma produção científica que consiga dar legitimidade a esse campo de pesquisa. O presente dossiê corrobora na direção de compreender e evidenciar como e porquê a disciplina de Sociologia se faz presente e ausente em determinados níveis educacionais, bem como compreender quais foram os fenômenos sociais e colaborações intelectuais que estiveram presente em cada contexto histórico dessa disciplina.

É nesse ambiente de busca por espaço de diálogo e experiências de pesquisas sobre a História do ensino de Sociologia, que este dossiê se constituiu. Inicialmente proposto na forma de um Grupo de Trabalho (GT 05- História do Ensino de Sociologia no Brasil) coordenado junto ao IV Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia (ENESEB), organizado pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). O dossiê, ora apresentado, busca ampliar as discussões presentes naquele momento ao abrir uma chamada de submissões de artigos aos pesquisadores (as) de outras instituições de ensino que tivessem como foco de pesquisa a História do ensino da Sociologia. Cabe salientar que neste ano de 2015 comemora-se uma data especial em relação a essa temática de pesquisa; estamos no 90º aniversário do decreto que tornou a disciplina obrigatória na escola secundária no Brasil, em 1925.

[Baixe para ler todo o texto]

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo/FFLCH-USP.

Graduado em Ciências Sociais/USC, especialista em Geografia do Brasil/FIJ, especialista em Ciências Sociais e Religião/FAFIA, mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades/UCAM e doutorando em Sociologia/USP.

Referências

FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Revista Teoria e Educação, n. 5. p. 28-49, 1992.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. v. 1. n. 1. p. 9-43, 2001.

MEUCCI, Simone. A institucionalização da Sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, 2000.

OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarium: Education, v. 35, n. 2, p. 179-189, 2013.

OLIVEIRA, Lucia Lippi. A institucionalização do Ensino de Ciências Sociais. In: BOMENY, Helena; BIRMAN, Patrícia. (orgs.). As assim chamadas Ciências Sociais: formação do cientista social no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ. Relume Dumará, 1991.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

Bodart, C. das N., & Cigales, M. P. (2015). Apresentação do Dossiê especial História do Ensino de Sociologia. Revista Café Com Sociologia, 4(3), 02–07. Recuperado de https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/606

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6