As pesquisas sobre o ensino de Sociologia: entrevista com Amaury Cesar Moraes

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Doutor pela Universidade de São Paulo/USP e docente da Universidade Federal de Alagoas/Ufal

Resumo

Amaury Cesar Moraesconstruiu toda a sua trajetória formativa na Universidade de São Paulo (USP), onde cursou graduação em Filosofia (1989) e  Ciências Sociais (1980), mestrado em Ciência Política (1991) e doutorado em Educação (1997). Em 1997 tornou-se docente de metodologia do Ensino de Ciências Sociais nessa mesma instituição, onde atua desde então.

Amaury Cesar Moraes dedica-se, como pesquisador, ao ensino de Sociologia desde 1999, quando publicou seu primeiro artigo sobre esse tema intitulado “Por que sociologia e filosofia no ensino médio?”. Desde então, produziu diversos outros estudos, muitos dos quais tornaram-se referência, destacando-se a coletânea “Sociologia” (2010) financiada pelo Ministério da Educação e distribuída nas escolas públicas de todo o país, e “Licenciatura em Ciências Sociais e ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato” (2003). Como destacaram Bodart e Tavares (2018), Moraes é o autor mais referenciado em artigos sobre ensino de Sociologia publicados em revistas de estratos superiores na área de Sociologia. Trata-se de um pesquisador com sólida trajetória de luta pela inclusão e permanência da Sociologia no Ensino Médio que remonta aos anos anteriores a reintrodução gradativa da Sociologia nos estados brasileiros, entre os anos de 1980 e 2000. Nesta entrevista Moraes responde algumas questões que nos ajuda avaliar a situação atual das pesquisas sobre o ensino de Sociologia.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Doutor pela Universidade de São Paulo/USP e docente da Universidade Federal de Alagoas/Ufal

Graduado em Ciências Sociais/USC, especialista em Geografia do Brasil/FIJ, especialista em Ciências Sociais e Religião/FAFIA, mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades/UCAM e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP. Docente da Universidade Federal de Alagoas/Ufal

Referências

BODART, Cristiano das Neves. TAVARES, Caio dos Santos. A produção sobre o ensino de sociologia escolar nos periódicos brasileiros on-line de estratos superiores, 1996-2017. In: MAÇAIRA, Julia Polessa; FRAGA, Alexandre Barbosa. (Orgs.) Saberes e Práticas do Ensino de Sociologia. Rio de Janeiro; Autografia, 2018. pp. 57-102

MORAES, Amaury César. Por que sociologia e filosofia no ensino médio? Revista Educação Apeoesp, São Paulo/Apeoesp, v.1. maio, n.10, p. 50-53, 1999.

MORAES, Amaury César. (Org.). Sociologia. [Coleção Explorando o Ensino, v. 15]. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

MORAES, Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais e ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 5-20, abr. 2003.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Edição

Seção

Entrevista