Chamada para o Dossiê "REFLEXOS DO ARBÍTRIO POLÍTICO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: O AUTORITARISMO ONTEM (1964-1985) E NO TEMPO PRESENTE"
REFLEXOS DO ARBÍTRIO POLÍTICO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: O AUTORITARISMO ONTEM (1964-1985) E NO TEMPO PRESENTE
As Ciências Sociais atravessaram distintos contextos políticos ao longo de sua história, sendo reiteradamente impactadas por eles de múltiplas maneiras. A ditadura civil-militar (1964-1985) foi um dos momentos políticos que mais marcaram e definiram a história do Brasil no século XX. Além do golpe de 31 de março de 1964, o regime militar se institucionalizou com mais força ditatorial a partir do Ato Institucional nº5 (AI-5), em 1968, momento político em que de fato a ditadura atingiu o seu ápice com medidas coercitivas com prisões indevidas, torturas, desaparecimento de oponentes e exílios. Como reflexo dessa conjuntura extremamente adversa acabaram com todos os parcos direitos políticos, sociais e civis que ainda restavam, pois, a partir do AI-5 era a ditadura militar em seu grau máximo. Também, no tempo presente, realçamos os momentos turbulentos neste início de século, passando pelo Golpe de 2016, a ascensão da extrema-direita e as tentativas golpista em 2023. O campo acadêmico e, especialmente, a Universidade, sofreram um grande revês em virtude nesses períodos que oscilaram entre autorismos extremados, descompressão da ditadura, redemocratização e tentativas de novas rupturas. Nesses contextos as Ciências Sociais sofreram cerceamento das suas funções e cortes de recursos que atingiram o seu ensino, pesquisa e extensão. Este dossiê objetiva reunir debates sobre os reflexos do arbítrio político no campo das Ciências Sociais, visando articular as consequências do impacto que as rupturas institucionais implicaram nas inúmeras dificuldades da institucionalização desse campo acadêmico e da atuação profissional na área. Serão igualmente bem-vindos artigos que examinem os obstáculos enfrentados pelo ensino de Sociologia durante os períodos ditatoriais, bem como nos anos recentes, marcados por tentativas de cerceamento da disciplina; manifestadas em reduções de carga horária, pressões curriculares e iniciativas de diluição de seus conteúdos no interior da escola..
Palavras-chaves: ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Golpe de Estado; autoritarismo. Extrema-direita, ensino de Sociologia.
Chamada
Prazo para Submissão: Até 01/06/2026
Previsão de Publicação: dez. de 2026
Organizadores:
Profa. Dra. Aline Prado Atassio (UESC)
Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)
Prof. Dr. Cristiano das Neves Bodart (UFAL)
Saiba mais sobre Chamada para o Dossiê "REFLEXOS DO ARBÍTRIO POLÍTICO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: O AUTORITARISMO ONTEM (1964-1985) E NO TEMPO PRESENTE"
