O ensino de Sociologia na Pesquisa Acadêmica: entrevista com Ileizi Luciana Fiorelli Silva
Resumo
Ileizi Luciana Fiorelli Silva é professora da Universidade Estadual de Londrina, doutora em Sociologia pela FFLCH-USP (2006), mestra em Educação pela FE-USP (1998) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1991). Ileizi Luciana Fiorelli Silva é, sem dúvida, uma referência quando a temática é "ensino de sociologia no Brasil"; referência enquanto docente, pesquisadora e militante.
Enquanto docente, além de lecionar no curso de graduação em Ciências Sociais da UEL, sua atuação se estende também ao Programa de Pós-graduação de Mestrado em Ciências Sociais da UEL, orientando pesquisas voltadas a essa temática, bem como lecionando no curso de Especialização em Ensino de Sociologia dessa mesma instituição de ensino.
Como pesquisadora, destaca-se por sua produção acadêmica ligada a temática ensino de Sociologia. Ileizi Luciana Fiorelli Silva coordena o "Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia da UEL" (LENPES). Sua relação com a temática "ensino de Sociologia" se estende para além da UEL, estando ativamente presente nos principais eventos nacionais que tratam do tema.
Como militante, Ileizi Luciana Fiorelli Silva esteve presente na luta pela reintrodução do da Sociologia no Ensino Básico e atualmente vem coordenando a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia-SBS (2015-2017), tendo atuado, entre 2015 e 2016, como integrante do corpo de especialistas da SEB/MEC para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular.
Por todo exposto, tenho honra e a felicidade de trazer nesta edição da Revista Café com Sociologia uma entrevista realizada a essa destacada professora, pesquisadora e militante Ileizi Luciana Fiorelli Silva.