Provoc-ações ao pensar em tempos de banalização do pensamento freireano

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Doutor pela Universidade de São Paulo/USP e docente da Universidade Federal de Alagoas/Ufal

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Thiago Ingrassia Pereira é um entusiasta e militante em prol da Educação Pública. Natural de Gravataí, Rio Grande do Sul, tornou-se educador por via das Ciências Sociais, posteriormente doutorando-se em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e veio a ensinar na Universidade Federal da Fronteira Sul; forjou-se freireano no caminho dialógico.

Sua obra mais recente, “A atualidade do pensamento Pedagógico de Paulo Freire”, foi lançada pela editora Cirkula no Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, entidade que preside desde 2016. A produção do referido livro deu-se entre os anos de 2016 e 2018, sendo resultado de atividades desenvolvidas em seu pós-doutoramento, na Universidade de Lisboa, e artigos apresentados em eventos científicos especializados. O autor destaca que o “livro é uma coletânea de textos que tem seu tempo e seu lugar histórico” (PEREIRA, 2018, p.19), contudo o leitor ao concluir a leitura perceberá que, embora sendo uma coletânea de obras produzidas em separado, a obra possui uma coerência sistemática entre os capítulos. A leitura é agradável e estimulante à busca por maior aprofundamento na pedagogia freireana.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Doutor pela Universidade de São Paulo/USP e docente da Universidade Federal de Alagoas/Ufal

Graduado em Ciências Sociais/USC, especialista em Geografia do Brasil/FIJ, especialista em Ciências Sociais e Religião/FAFIA, mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades/UCAM e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP. Docente da Universidade Federal de Alagoas/Ufal

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Editora UNESP: São Paulo, 2001.

LAHIRE, Bernard. Para uma sociologia em estado vivo. In: VISSER, Ricardo; JUNQUEIRA, Lília. (Orgs.). Dossiê Bernard Lahire. Editora UFMG: Belo Horizonte, 2017.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Do sujeito na história e no simbólico. Escritos nº 4. Campinas, SP: publicação do Laboratório de Estudos Urbanos Nudecri/LABERURB, maio, 1999, p. 17 - 27.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. Atualidade do Pensamento Pedagógico de Paulo Freire. Cirkula: Porto Alegre, 2018. pp.122.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Edição

Seção

Resenhas